AVALIAÇÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO FGV

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.: Alma Mater Index: Global Executives:

A Fundação Getulio Vargas é a instituição brasileira mais bem colocada na primeira edição (2013) do ranking Alma Mater Index: Global Executives, feito pela revista britânica Times Higher Education (THE), que lista os 100 melhores locais para a formação de diretores executivos. Primeira do Brasil e 35ª do mundo, a FGV está à frente de universidades como a de Princeton, nos Estados Unidos, e Cambridge, no Reino Unido. 
A classificação tem como base a relação das 500 maiores empresas de 2013, elaborada pela revista norte-americana Fortune.
Clique aqui e confira o ranking.

.: Global Go To Think Tanks Rankings:

A Fundação Getulio Vargas está pelo quinto ano seguido entre os 30 melhores think tanks do mundo. É o que aponta o Global Go To Think Tanks Rankings 2013, divulgado neste mês pela  Universidade da Pensilvânia.

Em 2014, a FGV alcançou seu melhor desempenho: subiu três posições, ficando em 21º lugar entre os top think tanks globais (incluindo os Estados Unidos), além de ter sido considerada o melhor think tank da América Central e do Sul. A Fundação ainda está presente em outras 18 listagens do ranking, que neste ano contabiliza 47 categorias; com isso, a FGV figura em 43% do total de itens avaliados e acumula 24 menções.

A FGV também foi considerada um dos top think tanks mundiais em categorias como Políticas Sociais e Políticas Econômicas, e teve quatro de seus estudos em políticas públicas citados entre os 30 melhores do ano.  O relacionamento dos think tanks com a sociedade também foi levado em consideração no ranking de 2013, garantindo à FGV o primeiro lugar do Brasil e da América Latina no uso de redes sociais e da internet, e no engajamento com o público externo.

O ranking da Universidade da Pensilvânia é elaborado desde 2006 pelo departamento de Relações Internacionais da instituição e considerou quase 7 mil think tanks de 182 países.

Clique aqui e confira. 


.: Emerging/Trendence Global Employability Ranking:

FGV está pelo terceiro ano consecutivo entre as 100 instituições de ensino superior que formam os profissionais mais disputados em todo o mundo. É o que aponta o “Emerging Employability University Ranking” – divulgado (dia 28 de outubro) pela versão global do jornal The New York Times. Nesta edição, a FGV subiu duas posições, ficando em primeiro lugar no Brasil e na América Latina, e à frente das tradicionais Sciences Po e Pittsburgh University.
 
A empresa francesa de consultoria de RH Emerging Associates, em parceria com o instituto alemão Trendence, entrevistou mais de 5 mil recrutadores em 20 países. E desta vez, o levantamento realizado também levou em consideração o que seria um ensino superior ideal.
O ranking “Emerging Employability University Ranking” 2013 avaliou instituições de ensino superior da América, Europa, Ásia, África e Oceania. 
Clique aqui e confira a posição da FGV no ranking publicado no The New York Times.

.: Prêmio DCI:

A FGV foi novamente eleita uma das 31 empresas mais admiradas do país pelo prêmio DCI 2012, promovido pelo Diário do Comércio, Indústria e Serviços. Entre novembro do ano passado e outubro deste ano, foram colhidos depoimentos entre empresários, executivos e economistas sobre qual a empresa eles mais admiravam. A Fundação foi eleita líder do setor educacional em votação realizada com quase 5 mil participantes – entre eles, empresários e executivos dos mais importantes segmentos econômicos brasileiros.
O Prêmio DCI às Empresas mais Admiradas do País está em sua décima edição. Mais informações aqui.

.: Rankings do Financial Times:

Escola de Administração de Empresas da FGV em São Paulo (FGV/EAESP) 

O OneMBA da Escola de Administração de Empresas da FGV em São Paulo (FGV/EAESP) é o único MBA executivo do Brasil entre os 100 melhores do mundo. É o que revela o Executive MBA Ranking 2013 – realizado pelo jornal Financial Times.                                        

O programa oferecido pela Escola ocupa a 27ª colocação e está à frente de universidades como Columbia e Cornell, além de ser o único vinculado a uma instituição latino-americana entre os primeiros 60 colocados. O MBA executivo da EAESP é desenvolvido em parceria com outras quatro business schools: a Chinese University of Hong Kong (China), a RSM Erasmus University (Holanda), a Tecnológico de Monterrey (México) e a The University of North Carolina at Chapel Hill (EUA).                                                                              

Totalmente oferecido em inglês, o curso confere aos seus formandos um certificado de MBA da EAESP e outro, OneMBA, reconhecido e assinado pelas cinco instituições.   Baseado em entrevistas com ex-alunos de escolas de negócios de todo o mundo, o ranking  do Financial Times avalia itens como o incremento salarial após o fim do curso, progressão na carreira, o número de alunos de outros países, de alunos com doutorado e diversidade de gênero. Clique aqui para conferir a colocação do OneMBA no ranking FT.

Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas em São Paulo (DIREITO SP) :

O mestrado da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas em São Paulo (DIREITO GV) é um dos mais inovadores do mundo. É o que aponta novo ranking do jornal Financial Times, divulgado no dia 11 de novembro de 2013. O programa da Escola é único da América Latina a constar na listagem, que traz 85 instituições da América, Ásia, Europa, África e Oceania. 

O ranking analisou informações como o número de programas de pós strictu-sensu oferecidos por instituições de ensino de Direito, o grau de dedicação, número de alunos, nacionalidades envolvidas, custo total, existência de bolsas e parcerias com outras instituições. Para a avaliação, foram considerados os programas de mestrado Profissional e Acadêmico da DIREITO SP. Clique aqui e confira a posição da DIREITO GV no especial do Financial Times.


.: MEC/IGC – Índice Geral de Cursos:

O IGC – Índice Geral de Cursos é um indicador de qualidade criado com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único instrumento a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. O indicador orienta as visitas in loco dos avaliadores do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de informar a sociedade sobre a qualidade das instituições. Fonte: Portal MEC
 
MEC/ IGC – Índice Geral de Cursos – 2007 1º Colocado Nacional -  Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF/EPGE) 3º Colocado Nacional - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) 4º Colocado Nacional - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.
 
MEC/ IGC – Índice Geral de Cursos – 2008 2º Colocado nacional - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) 3º Colocado nacional - Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF/EPGE) 5º Colocado nacional - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP).
 
MEC/ IGC 2009  – 1º Colocado Nacional - Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF/EPGE) 3º Colocado Nacional - Escola de Economia de São Paulo (EESP) 7ª Colocado Nacional - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) 1º Lugar entre as Escolas de Direito de São Paulo - Escola de Direito de São Paulo (DIREITO GV).
 
MEC/ IGC 2010  – 1º Colocado Nacional - Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF/EPGE) 3º Colocado Nacional - Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV) 8ª Colocado Nacional - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) 10º Colocado nacional - Escola de Administração Pública e de Empresas (EBAPE).
 
MEC/ IGC 2011  – 1º Colocado Nacional - Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF/EPGE)  2º Colocado Nacional - Escola de Economia de São Paulo (EESP)  8º Colocado Nacional e primeiro do país na área - Escola Superior de Ciências Sociais (CPDOC) 10º Colocado Nacional - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP).  12º Colocado Nacional, uma das 10 melhores do País em Administração e a melhor do Rio de Janeiro - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE).
 
MEC/ IGC 2012  – 1º  Colocado Nacional - Escola de Economia de São Paulo (EESP)   2º Colocado Nacional -  Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE)  5º Colocado Nacional e primeiro do país na área Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)  7º Nacional e primeiro do país na área - Escola Superior de Ciências Sociais (CPDOC)

.: ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes:

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.
 
A última avaliação em Direito, Economia e Administração foi no ano de 2009. A de Ciências Sociais, em 2011. O curso de História da FGV ainda não foi avaliado, assim como a graduação da EMAp. O resultado da avaliação ocorrida em 2012 foi divulgado no segundo semestre de 2013 e contemplou novamente Direito, Economia e Administração.
 

ENADE – 2009

  • EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (RJ) Conceito: 5 (Conceito Máximo)
  • EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (SP) Conceito: 5 (Conceito Máximo)
  • EBEF/EPGE– Escola Brasileira de Economia e Finanças (RJ) Conceito: 5 (Conceito Máximo)
  • EESP – Escola de Economia de São Paulo (SP) Conceito: 5 (Conceito Máximo)
  • DIREITO SP  – Escola de Direito de São Paulo (SP) Conceito: 5 (Conceito Máximo)
  • DIREITO RIO – Escola de Direito de Rio de Janeiro (RJ) Conceito: 4
 

ENADE – 2011

  • Escola Superior de Ciências Sociais (RJ) Conceito: 4
 

ENADE – 2012

  • EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (RJ) Conceito: 5 (Conceito Máximo)
  • EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (SP) Conceito: 4
  • EBEF/EPGE– Escola Brasileira de Economia e Finanças (RJ) Conceito: 5 (Conceito Máximo)
  • EESP – Escola de Economia de São Paulo (SP) Conceito: 5 (Conceito Máximo)
  • DIREITO SP  – Escola de Direito de São Paulo (SP) Conceito: 4
  • DIREITO RIO – Escola de Direito de Rio de Janeiro (RJ) Conceito: 4

.: CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:

O Sistema de Avaliação da Pós-graduação foi implantado pela CAPES em 1976 e desde então vem cumprindo papel de fundamental importância para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, e compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG. Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de "1" a "7" fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de "reconhecimento", a vigorar no triênio subsequente. Fonte: Portal MEC/INEP
 

CONCEITO CAPES 2009:

EAESP – Escola de Administração Pública e de Empresas (SP) 
  • Mestrado Acadêmico em Adm. de Empresas - Conceito 6 (Nota Máxima na Área)
  • Doutorado em Adm. De Empresas - Conceito 6 (Nota Máxima na Área)
  • Mestrado Profissional em Adm. De Empresas - Conceito 5
  • Mestrado Acadêmico em Adm. Pública e Governo - Conceito  4
  • Doutorado em Adm. Pública e Governo -  Conceito 4
 
EESP – Escola de Economia de São Paulo (SP)
  • Mestrado Profissional em Finanças e Economia - Conceito 5
  • Mestrado Profissional em Agroenergia - Conceito 4
  • Mestrado Acadêmico - Conceito 6
  • Doutorado - Conceito 5
 
EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (RJ)
  • Mestrado Acadêmico em Administração - Conceito 5
  • Doutorado em Administração -  Conceito 5
  • Mestrado Profissional em Administração - Conceito 5
 
EPGE – Escola de Pós Graduação em Economia (RJ) 
  • Mestrado Acadêmico em Economia - Conceito 7 (Nota Máxima na Área e Maior Nota Nacional)
  • Mestrado Profissional - Conceito 5
  • Doutorado em Economia - Conceito  7 (Nota Máxima na Área e Maior Nota Nacional)
 
EAESP – Escola de Administração Pública e de Empresas (SP)
  • Mestrado Acadêmico em Adm. de Empresas - Conceito 7 (Nota Máxima)
  • Doutorado em Adm. De Empresas - 7 Conceito (Nota Máxima)
  • Mestrado Acadêmico em Adm. Pública e Governo - Conceito  5
  • Doutorado em Adm. Pública e Governo - Conceito 5
  • Mestrado Profissional em Adm. De Empresas - Conceito 4
  • Mestrado Profissional  em Gestão e Políticas Públicas -Conceito  4
  • Mestrado Profissional em Gestão Internacional -  Conceito 4
 

CONCEITO CAPES 2012:

EESP – Escola de Economia de São Paulo (SP) 
  • Mestrado Profissional em Finanças e Economia - Conceito 5
  • Mestrado Profissional em Agronegócio - Conceito 4
  • Mestrado Acadêmico em Economia de Empresas - Conceito 7
  • Doutorado en Economia de Empresas - Conceito 7
 
EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (RJ) 
  • Mestrado Acadêmico em Administração - Conceito 6
  • Doutorado em Administração - Conceito 6
  • Mestrado Profissional em Administração Pública -Conceito  4
  • Mestrado Profissional em Gestão Empresarial - Conceito 5
 
EPGE – Escola de Pós Graduação em Economia (RJ)
  • Mestrado Acadêmico em Economia - Conceito 7 (Nota Máxima)
  • Mestrado Profissional - Conceito 5
 
CPDOC – Escola  de Ciências Sociais (RJ)
  • Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais - Conceito 5 (Nota Máxima)
  • Mestrado em História, Política e Bens Culturais - Conceito 4
  • Doutorado em História, Política e Bens Culturais - Conceito 4
 
FGV DIREITO RIO – Escola  de  Direito  (RJ)
  • Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação -  Conceito 3
  • Mestrado em Poder Judiciário -  Encerrado
 
DIREITO SP - Escola de Direito (SP)
  • Mestrado  Profissional em Direito e Desenvolvimento -  Conceito 3
  • Mestrado  Profissional  em Direito - Conceito  3

Escola de Matemática Aplicada (RJ)

  • Mestrado Acadêmico em Modelagem da Informação - 3