4ª Semana de Educação Executiva - Brasília

Sobre
O FGV Management Brasília promove a 4ª Semana de Educação Executiva. O evento é composto de palestras gratuitas com líderes empresariais e especialistas em assuntos como big data, marketing digital, finanças, recursos humanos e licitações.
07/08/2017O Outro Lado da Moeda: desafios, requisitos e competências necessárias para os projetos analíticos
Sobre o Evento:
Organizações públicas e privadas em praticamente todos os setores enfrentam, hoje, desafios analíticos sem precedentes. Os dados tornaram-se menos estruturados, mais complexos, mais variados e a sua análise requer, em muitos casos, o manuseio de volumes de enormes proporções (“Big Data”).
Palestrante:
José Luiz Kugler é professor da FGV-EAESP, onde coordena e ministra diversas disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação.
É idealizador e coordenador do MBA in Business Analytics and Big Data da FGV. Especialista na aplicação de técnicas analíticas, dedica-se a estudos e projetos em gestão estratégica; transformação digital; business analytics; modelagem de indicadores; e estudos de segmentação, entre outros.Foi Diretor Presidente da Optimize Tecnologia Ltda; Diretor Executivo da CTIS Tecnologia S/A; Latin America Director, Informix Software Corp. (Miami); Diretor Técnico, CPM Sistemas (São Paulo); Director of Professional Services, CPM Systems (Fort Lauderdale); e General Manager, Morgen Trading Company (New York), entre outros.Foi professor na Fordham University, New York; e professor na University of Pittsburgh, Pennsylvania. Foi membro fundador da Society for Information Systems e membro do conselho editorial do Journal for Global Information Systems. É autor de diversos artigos e 3 livros.É Engenheiro Civil (UFPR); Mestre em Administração (COPPEAD-UFRJ); e Ph.D. em Administração de Empresas (University of Pittsburgh).
08/08/2017Digital até 2020: Tendências e Certezas
Sobre o Evento:
O mercado digital mudou muito recentemente. Os próximos anos serão ainda mais intensos. Esse evento tem como objetivo analisar o que deve acontecer nas áreas de comunicação e tecnologia nos próximos anos.
Palestrantes:
André Lima Cardoso Miceli é Mestre em Administração pelo Ibmec RJ, com MBAs em Gestão de Negócios e Marketing pela mesma instituição. Pós-graduado no programa Advanced Executive Certificate in Management, Innovation & Technology do Massachusetts Institute of Technology (MIT), cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. É Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela PUC do Rio de Janeiro.Fundador Diretor Executivo da Infobase, uma das 50 maiores integradoras de TI do Brasil e da agência digital IInterativa, atuando em clientes de diversos segmentos. É autor dos livros "Planejamento de Marketing Digital", que está entre os mais vendidos de 2015 da Editora Brasport, "Estratégia Digital: Vantagens Competitivas na Internet" e "UML Aplicada: Da Teoria à Implementação" publicados pela Editora Ciência Moderna. É, ainda, coordenador do MBA em Marketing Digital, Post MBA em Digital Business da FGV Management, professor do Internacional Masters Programme da Fundação Getulio Vargas (EBAPE)
Adriano Ueda é formado em Jornalismo, com pós-graduações em Marketing na ESPM e TAFE Brisbane (Austrália), MBA em Marketing Digital na FGV e cursos de educação executiva em Harvard, MIT e IDM (Londres). Na Deloitte desde 2009, trabalha atualmente como gerente e head de Marketing Digital e consultor de Digital para grandes empresas pela Deloitte Digital.
09/08/2017Aplicando Conceitos de Finanças à Realidade Brasileira – Infraestrutura, Concessões e Privatizações
Sobre o Evento:
O Brasil enfrenta um déficit crônico na provisão de serviços de infraestrutura e utilidade pública.
Grande parte do problema pode ser atribuído a questões regulatórias e a dificuldade em financiar projetos de alto risco em nosso país.
Neste sentido, o objetivo dessa palestra é descrever, à luz da Teoria de Finanças e dos princípios de Análise de Investimentos e Gestão de Riscos,os principais problemas que enfrentamos nessa área de importância crucial e apresentar potenciais soluções.
Palestrante:
Pedro Cavalcanti - PhD em Economia pela Universidade da Pensilvânia, mestre e bacharel em economia pela PUC-RJ. É professor da EPGE-FGV,Escola Brasileira de Economia e Finanças e diretor executivo do centro de estudos FGV-Desenvolvimento & Crescimento.Criou e coordenou por dez anos (2003-13) o Mestrado em Finanças e Economia Empresarial da FGV.É coordenador do MBA de Finanças Corporativos, do MBA de Finanças: Investimento e Risco e do Master em Finanças, todos da FGV.Possui extensiva publicação em periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Macroeconomia e Desenvolvimento,e em jornais como O Globo, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Valor Econômico, onde possui uma coluna mensal.Atua ou já atuou como consultor do Banco Mundial, Cepal, Ministério da Fazenda, entre outros.
10/08/2017Conquistas e Desafios do RH no Atual Cenário Mundial
Sobre o Evento:
Refletir e debater sobre as conquistas e desafios do papel do Profissional de RH nas organizações no atual contexto das organizações. Debatedores: Gestores convidados da Administração Pública e de Empresa Privada.
Palestrantes:
Denize Dutra é Doutoranda em Administração, com pesquisa em Comportamento Organizacional. Mestre em Administração Pública pela EBAPE - FGV, pós-graduada em Gestão Empresarial e em Educação. Certificação Internacional pelo ICI em Coaching Integrado. Professora e Coordenadora do MBA. em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Desenvolvimento Humano de Gestores da FGV Management e de programas de liderança da FGV In Company. Psicóloga Organizacional com mais de 36 anos de experiência no desenvolvimento de pessoas, tendo atuado em diversas organizações brasileiras públicas, privadas e do terceiro setor, e também organizações no exterior. Conferencista em eventos nacionais e internacionais, autora de diversos artigos sobre Gestão de Pessoas.
Raquel da Cunha - Secretária de Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça desde 2015, atua na área de gestão de pessoas há mais de 10 anos, tendo sido Gerente de Gestão de Pessoas do Ministério da Fazenda (SAMF-DF) e ocupado funções estratégicas na Administração Pública. Experiência em liderança de equipes com foco em resultados e inovação, ainda que em cenários desfavoráveis e ambiente de crise. Experiência em gestão de projetos, rotinas, processos e resultados na Administração Pública com ênfase em soluções inovadoras e eficientes em oposição à burocracia. Formada em Letras pela Universidade de Brasília com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas.
11/08/2017Prorrogações e Relicitações: A Medida Provisória 752, de 2016 e a Política do Governo para a Infraestrutura
Sobre o Evento:
A Medida Provisória 752, de 2016 foi alvo de grandes debates no Congresso Nacional. Basicamente previa prorrogações de concessões no setor ferroviário e a possibilidade de relicitações (uma espécie de caducidade amigável) nos segmentos de rodovias e aeroportos. O principal objetivo seria a retomada dos investimentos em infraestrutura sem que isto caracterizasse uma renegociação oportunista seja da parte do concessionário, seja do poder público. No caso específico do setor ferroviário, o projeto de lei de conversão teve acrescentado dispositivo específico sobre direito de acesso. Tendo assessorado o relator na Câmara dos Deputados sobre esta MP, a ideia é apresentar os principais elementos que permearam as discussões legislativas que resultaram na Lei 13448/2017.
Palestrante:
César Mattos - Possui doutorado em economia pela UNB/DF, mestrado em economia pela PUC/RJ (1991) e graduação pela Universidade de Brasília – UNB (1986). Fez o doutorado sandwich em Oxford-Reino Unido onde escreveu a tese sobre o modelo brasileiro de reforma das telecomunicações. Exerce o cargo de consultor legislativo na Câmara dos Deputados. Foi conselheiro do CADE, secretário adjunto de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda. Foi professor em vários cursos de mestrados profissionalizantes no Departamento de economia da UNB e cursos de extensão em defesa da concorrência e regulação econômica. Tem vários artigos publicados em revistas de economia e livros e participa em vários seminários acadêmicos, nacionais e internacionais.