• Seminário: A China no Cenário Internacional14 ago 201714h00
    Economia
    Seminário: A China no Cenário Internacional
    Local: Sede FGV - Auditório 12º andar
    Endereço: Praia de Botafogo, 190, Auditório 12º andar - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 14 Agosto 2017
    Horário: 14h00

    O seminário tem por objetivo reunir especialistas para discutir aspectos econômicos e políticos da atuação chinesa no cenário internacional, bem como caminhos para as relações China-Brasil.

Palestrantes

  • Evandro Carvalho
    Professor de Direito Global da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV. Senior Scholar no âmbito do Programa OAS/CSC na Shanghai University of Finance and Economics; professor visitante do Center for BRICS Studies da Fudan University, Shanghai é Vice-Diretor da 'Academe of BRICS Laws' da Southwest University of Political Science and Law, Chongqing, China.
  • Li Yang
    Cônsul Geral da China. Desde 1993 atuando na área de Relações Exteriores, desepenhou, ao longo de sua carreira, inúmeras funções dentro do Ministério chinês, como Adido Civil do Departamento de Tratados e Legislação, Terceiro Secretário do Departamento dos Assuntos Internacionais, Chefe de divisão do Departamento da Ásia, Diretor-Geral Adjunto do Departamento de Controle de Armamento. Ocupa, desde 2016, o posto de Cônsul-Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro. Li Yang é casado e tem um filho.
  • Marcos Cordeiro Pires
    Professor do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas na UNESP-Marília. Graduação em História, Mestrado e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo e Livre Docência em Economia Política Internacional pela Unesp. São áreas de interesse a inserção da economia brasileira na economia mundial, globalização, economia política da China e relações Brasil-China. É co-coordenador do Grupo de Pesquisa dos BRICs, membro da diretoria do Instituto Confúcio na Unesp e Coordenador do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI).
  • Paulo Wrobel
    Professor de Relações Internacionais na PUC/RJ e na Universidade Estácio de Sá. Economista e mestre em Ciência Política, é Doutor em Relações Internacionais pelo Departmento de War Studies, Kings College London, foi pesquisador nas Nações Unidas, no Royal Institute of International Affairs (Chatham House) em London, no Inter-American Dialogue em Washington DC e assessor de Ciência e Tecnologia na Embaixada do Brasil em Londres. Foi Pesquisador Associado do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa.
  • Roberto Castello Branco
    Roberto Castello Branco é Doutor em Economia pela FGV EPGE e Post Doctoral Fellow in Economics, Departamento de Economia da Universidade de Chicago. Foi Professor da EPGE/FGV, Presidente Executivo do IBMEC, Diretor do Banco Central do Brasil, Diretor Executivo de instituições financeiras e Diretor e Economista Chefe da Vale S.A.. Participou do Conselho Diretor de várias entidades de classe ligadas ao mercado de capitais, mineração, comércio internacional e investimento direto estrangeiro, além de ter sido membro do Conselho Curador da Fundação Getulio Vargas. Autor do livro “Crescimento acelerado e o mercado de trabalho: a experiência brasileira”, ed. Fundação Getulio Vargas, tendo publicado vários artigos em revistas acadêmicas e jornais de grande circulação.
  • Rubens Penha Cysne
    Rubens Penha Cysne é diretor e professor da FGV EPGE.

Local

Sede FGV - Auditório 12º andar
Praia de Botafogo, 190, Auditório 12º andar - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ

Confira outros eventos