FAQ FGV

 

1. A FGV faz validação de diploma estrangeiro?
A validação de diplomas expedidos por instituições estrangeiras é realizada por Universidade que ministre curso reconhecido na mesma área de conhecimento ou em área afim. A FGV é Faculdade, por esse motivo não realiza a validação.
 
2. A FGV tem estacionamento para os alunos?
Não. Porém, nas imediações da faculdade ou unidades existem opções de estacionamentos particulares, além da zona azul.
 
3. Quais os hotéis mais próximos da FGV?
São Paulo:
Paulista Wall Street, localizado na Rua Itapeva, 636 e Blue Tree Hotels, localizado na Rua Peixoto Gomide, 707.
Rio de Janeiro:
Mercure Botafogo Mourisco, localizado na rua da Passagem, 39 e o Ibis Hotel Botafogo, Rua Paulino Fernandes, 39.
 
4. Não sou aluno/professor da FGV, posso utilizar a biblioteca? 
São Paulo:
Somente alunos e ex-alunos da FGV, alunos e ex-alunos da FAUSP e Mackenzie podem utilizar as dependências da Biblioteca FGV/SP. 
Alunos de outras instituições devem fazer a solicitação do exemplar/publicação na Biblioteca da sua universidade para que a mesma entre em contato com a Biblioteca da FGV e realize a reserva e retirada do livro.
Rio de Janeiro:
Professor, pesquisador, aluno de pós-graduação de outras instituições da cidade do Rio de Janeiro poderão utilizar a Biblioteca para consulta ao acervo desde que apresente a declaração da Instituição a que está vinculado.  
Caso queira utilizar o Serviço de Empréstimo Domiciliar, além da declaração da Instituição a que está vinculado, você deverá se cadastrar e apresentar um comprovante de residência, efetuando o pagamento de taxa anual de R$120,00.
 
5. A FGV faz reserva de sala para evento?
A FGV não disponibiliza aluguel de sala para terceiros.
 
6. Com quem falar para fazer promoção dentro e fora da escola.
São Paulo:
Para promoção dentro e fora da faculdade, entrar em contato pelo telefone 11 3799-7919 e falar com a ASDI – Assessoria de Desenvolvimento Institucional.
Rio de Janeiro:
Para promoção dentro e fora da faculdade, entrar em contato pelo telefone 21 3799-5463 e falar com a Diretoria de Comunicação e Marketing.
 
7. Com quem falar para fazer divulgação de vagas de estágio.
São Paulo:

As empresas interessadas em divulgar vagas de estágios devem entrar em contato com o Centro de Carreiras.

Telefones: 11-3799-7823 ou 3799-7912 | E-mail: centrodecarreiras@fgv.br

 
Rio de Janeiro:
Para a divulgação de vagas, favor contatar os setores de colocação profissional:
• Administração, Economia, Matemática, Ciências Sociais e História:
Telefone: 21 3799-5672 - E-mail: cp@fgv.br
• Direito – Telefone: 21  3799-5915 - E-mail: cp@fgv.br
• MBA – Telefone: 21 3799-5858 - E-mail: orlando@fgv.br ou salete@fgv.br

 


 

DÚVIDAS - PROGRAMAS / CURSOS
 
1. A FGV mantém parcerias com empresas para oferecer descontos nos cursos lato sensu?
Sim. As empresas parceiras possuem 10% de desconto mediante regras estabelecidas pelo departamento financeiro do curso.
 
2. A FGV tem estacionamento para os alunos?
Não. Porém, nas imediações da faculdade ou unidades existem opções de estacionamentos particulares, além da zona azul.
 
3. É possível fazer Pós / MBA sem ter concluído a graduação?
Não.
 
4. Com quem falar para fazer divulgação de vagas de estágio.
São Paulo:

As empresas interessadas em divulgar vagas de estágios devem entrar em contato com o Centro de Carreiras.

Telefones: 11-3799-7823 ou 3799-7912 | E-mail: centrodecarreiras@fgv.br

Rio de Janeiro:
Para a divulgação de vagas, favor contatar os setores de colocação profissional:
• Administração, Economia, Matemática, Ciências Sociais e História:
Telefone: 21 3799-5672 - E-mail: cp@fgv.br
• Direito – Telefone: 21  3799-5915 - E-mail: cp@fgv.br
• MBA – Telefone: 21 3799-5858 - E-mail: orlando@fgv.br ou salete@fgv.br
 
5. Portador de diploma de curso de Tecnólogo pode fazer MBA/Pós-graduação?
Sim, entretanto o curso concluído deverá ter carga horária mínima de 1.600 h/aula.
 
6. Dúvidas sobre a certificação dos cursos ministrados nas escolas conveniadas e/ou corpo docente.  
Os cursos oferecidos nas Conveniadas que têm a marca FGV Management são da Fundação Getulio Vargas. As instituições que fazem parte da Rede cuidam da comercialização, da logística e da operacionalização dos programas, enquanto o conteúdo, os professores e a coordenação acadêmica são de inteira responsabilidade da FGV.
 
7. Não sou aluno/professor da FGV, posso utilizar a Biblioteca? 
São Paulo:
Somente alunos e ex-alunos da FGV, alunos e ex-alunos da FAUSP e Mackenzie podem utilizar as dependências da biblioteca FGV/SP. 
Alunos de outras instituições devem fazer a solicitação do exemplar/publicação na Biblioteca da sua universidade para que a mesma entre em contato com a Biblioteca da FGV e realize a reserva e retirada do livro.
Rio de Janeiro:
Professor, pesquisador, aluno de pós-graduação de outras instituições da cidade do Rio de Janeiro poderão utilizar a Biblioteca para consulta ao acervo. Apresente a declaração da Instituição a que está vinculado. Caso queira utilizar o Serviço de Empréstimo Domiciliar, além da declaração da Instituição a que está vinculado, você deverá se cadastrar e apresentar um comprovante de residência, efetuando o pagamento de taxa anual de R$120,00.
 
8. A FGV oferece curso preparatório para o exame da OAB?
Não.
 
9. É possível solicitar transferência entre as conveniadas?
É possível, porém é necessário observar a disponibilidade do curso na unidade de destino, bem como questões acadêmicas, financeira, etc. O aluno deve procurar a secretaria da conveniada para obter informações quanto aos procedimentos necessários e solicitar a transferência.
 
10. É possível solicitar transferência de outras instituições de ensino para a FGV?
Não.
 
11. Quais são as formas e condições de pagamento para a realização dos cursos CADEMP da FGV? 
O pagamento é feito através de boleto bancário que deve ser retirado em uma das unidades da FGV (Botafogo, Barra ou Centro), após a realização da inscrição no site. 
O valor pode ser parcelado em até 2 x para pessoa física.
No caso de pessoa jurídica, é necessário encaminhar carta de autorização de faturamento emitida pela empresa e o faturamento ocorre 30 dias após o início do curso. 
 
12. Onde retirar o boleto de pagamento para o curso CADEMP? 
O boleto de pagamento deve ser retirado em uma das unidades da FGV (Botafogo, Barra ou Centro). Não há emissão de boleto através do site ou envio por e-mail.
 

13. Onde posso registrar reclamações, sugestões, elogios e denúncias, de natureza acadêmica, sobre as Conveniadas da FGV?
Os registros relativos às Conveniadas da FGV podem ser feitos, exclusivamente, através da Ouvidoria Acadêmica, pelo e-mail ouvidoria.pr@fgv.br ou pelo formulário encontrado no site das Conveniadas e da FGV, indicando, obrigatoriamente, o nome completo e CPF.

14. Onde posso registrar reclamações, sugestões, elogios e denúncias, de natureza acadêmica, sobre as Escolas da FGV?
Os registros relativos às Escolas da FGV podem ser feitos, exclusivamente, através da Ouvidoria Acadêmica, pelo e-mail ouvidoria.pr@fgv.br ou pelo formulário encontrado no site das Escolas e da FGV, indicando, obrigatoriamente, o nome completo e CPF.

15. Qual o prazo para obter resposta?
O órgão responsável terá 10(dez) dias úteis, a partir da data de registro da demanda, para informar ao manifestante as providências adotadas.

16. Qual é o prazo e onde posso retirar o certificado de participação dos eventos (palestras, seminários, etc) promovidos pela FGV?
Para informações sobre os prazos e local para a retirada do certificado, é necessário entrar em contato com a escola que organizou o evento.
 
17. Onde solicitar 2º via de certificado de cursos realizados na FGV?
Para solicitar 2º via de certificados, é necessário entrar em contato com a secretaria do curso.
 
18. Onde posso obter informações sobre os concursos organizados pela FGV?
Para obter informações sobre os concursos, é necessário entrar em contato com o número 0800-283-46-28.