Convidado internacional fala sobre torcidas organizadas na Austrália
Ciências Sociais
28 Setembro 2017

Convidado internacional fala sobre torcidas organizadas na Austrália

O encontro acontece na Sala do CRFB/Museu do Futebol, localizada na Praça Charles Miller, s/n., Estádio do Pacaembu.

As torcidas organizadas têm hoje papel de destaque no futebol, tanto por causa da violência que ocorrem nos estádios quanto pela grande paixão que demonstram por seus times. Assim como o Brasil, a Austrália é um país conhecido por ter associações de torcedores que acompanham de perto seus clubes.

Nesse contexto, o Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) e o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB/Museu do Futebol) realizam, no dia 7 de outubro, das 14h às 16h, o evento “Torcidas organizadas na Austrália: diversidade cultural e discriminação”, em São Paulo.

No evento, haverá um bate-papo com o professor Jorge Dorfman Knijnik, do Departamento de Educação da Western Sydney University. Pesquisador brasileiro, radicado na Austrália, o professor irá relatar sua experiência de pesquisa no futebol australiano, narrando seu trabalho de campo com uma torcida organizada em Sydney, cidade da Austrália.

O encontro acontece na Sala do CRFB/Museu do Futebol, localizada na Praça Charles Miller, s/n., Estádio do Pacaembu. Não há necessidade de inscrição prévia.