DAPP participa de congresso internacional sobre gestão pública e migrações na França
Políticas Públicas
14 Junho 2017

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (DAPP) esteve presente, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no congresso do Instituto Internacional de Ciências Administrativas (IIAS, na sigla em inglês), realizado na cidade de Aix en Provence, na França. A Diretoria foi representada pelo pesquisador Wagner Oliveira, que apresentou o trabalho “Analysis and Evaluation of Brazilian Work-led Immigration Policy: Guidelines for Institutional Development in the 21th Century”. O artigo apresenta uma síntese da pesquisa realizada pela DAPP com o objetivo de identificar os obstáculos institucionais para atração de imigrantes qualificados ao Brasil e também fornecer recomendações para tornar a política migratória um vetor estratégico de desenvolvimento econômico e tecnológico.

O estudo multidisciplinar da DAPP incluiu a análise de dados, análise comparativa de políticas, grupos focais e entrevistas, análise do sistema jurídico, e mapeamento de processos operacionais. Os resultados de cada levantamento contribuíram para a elaboração de um conjunto de recomendações para novos mecanismos e ajustes políticos que foram parcialmente implementados pelo governo brasileiro por meio de um decreto (no.8757 / 2016). As recomendações variaram de mudanças estruturais (integrando informações e responsabilidades entre agências governamentais) a mudanças legais (criando vistos específicos para aqueles que desejam abrir novas empresas inovadoras, por exemplo).

Com o tema "Managing Migrations, Integration and Poverty: A Global Challenge for Governance and Public Administration", o Congresso IIAS 2017 reuniu profissionais, acadêmicos, estudantes e jovens pesquisadores em administração pública e áreas afins, para debater iniciativas como a crise dos refugiados, aspectos sociais e econômicos da migração, redução da pobreza, entre outros.

“O congresso da IIAS 2017 representou uma oportunidade única para troca de experiências sobre a gestão das migrações pelo mundo. A mistura entre gestores e acadêmicos propiciou um debate qualificado, frutífero e produtivo, com possibilidade de aplicações práticas em diversos contextos”, apontou o pesquisador Wagner Oliveira.