Desafios democráticos na América Latina são debatidos por think tank dos EUA
Ciências Sociais
06 Outubro 2017

Desafios democráticos na América Latina são debatidos por think tank dos EUA

Tendo como perspectiva a próxima onda de eleições presidenciais (14 dos países da região devem eleger um novo presidente até 2019, inclusive o Brasil), a conferência propôs examinar as tendências globais que influenciam a América Latina, os eventos que podem gerar erosão democrática e o papel da mídia e dos movimentos sociais na política.

O professor Oliver Stuenkel, do Centro de Relações Internacionais da FGV, participou, no dia 29 de setembro, de uma conferência em Washington D.C. (EUA) sobre os desafios para a democracia na América Latina. O evento, intitulado "Resilient or In Decline?: Current Trends in Latin American Democracy", foi realizado pela Brookings Institution, um dos maiores think tanks do mundo, em parceria com a International IDEA e reuniu um seleto grupo de acadêmicos e profissionais especializados.

Stuenkel apresentou os resultados de sua pesquisa sobre a atual crise na Venezuela que se prolonga desde 2013 e as implicações para a região. O colapso da democracia do país vizinho gera, por exemplo, complicações na gestão das fronteiras — sendo este um tópico particularmente sensível para o Brasil.

As discussões servirão de subsídio a um relatório com as principais conclusões dos convidados, bem como a recomendações políticas que analisem as vantagens e os desafios que o hemisfério deve ter em consideração no processo de fortalecimento da democracia.

O Centro de Relações Internacionais da FGV é sediado na Escola de Ciências Sociais (CPDOC).