Direito Rio promove lançamento de livros sobre América Latina e Corte Internacional de Justiça
14 Junho

“Esperamos que ambos os livros possam contribuir para uma análise qualificada da participação da América Latina em processos de solução de controvérsias em escala global e que possam ser úteis para acadêmicos, advogados, diplomatas e juízes internacionais”, conclui a Paula Almeida.

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio) promoveu, no dia 31 de maio, o lançamento de dois livros sobre a América Latina e a Corte Internacional de Justiça. As obras, publicadas em parceria com as editoras Cambridge Scholars e Routledge, estão disponíveis em inglês.

O evento de lançamento das obras “A Latin American Guide to the International Court of Justice Case Law” e “Latin America and the International Court of Justice: Contributions to International Law” contou com a participação do vice-diretor da Direito Rio, Rodrigo Vianna, da professora de direito internacional, Paula Wojcikiewicz Almeida, e das alunas da Escola, Júlia Brandão e Ananda Weingartner, co-autoras do livro.

O evento reuniu acadêmicos e advogados, além de professores e alunos. Na ocasião, Paula Almeida relatou a experiência e os desafios para a elaboração dos livros, justificando a importância do foco na América Latina e sua inserção em foros internacionais de solução de controvérsias.

“O caráter inovador dos projetos deve-se à ausência de estudos que avaliem sistematicamente o papel e a contribuição dos Estados latino-americanos perante a Corte Internacional de Justiça através de sua jurisprudência. É igualmente importante ressaltar o fato de que os Estados latino-americanos figuram atualmente como principais litigantes perante a Corte da Haia, estando em envolvidos em cerca de 29 casos desde a criação da Corte”, destaca a professora.

O livro A Latin American Guide to the International Court of Justice Case Law é resultado de um projeto de pesquisa no âmbito do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pela FGV. Elaborado com as alunas da Direito Rio, Júlia Brandão e Ananda Weingartner, o trabalho consiste em uma minuciosa análise jurisprudencial quantitativa e sistemática de todos os casos envolvendo Estados latino-americanos na Corte Internacional de Justiça. A obra buscou expor as práticas litigantes dos Estados da região por meio de casos metodologicamente organizados por eixos temáticos, contendo tabelas, gráficos e bibliografia geral e específica.

A partir dessa avaliação quantitativa dos casos envolvendo países latino-americanos na Corte da Haia que o segundo livro, publicado pela editora Routledge, foi organizado pela professora Paula Almeida em parceria com o professor Jean-Marc Sorel (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne).

A obra, intitulada Latin America and the International Court of Justice: Contributions to International Law é fruto da colaboração de 25 personalidades internacionais provenientes das mais renomadas universidades e centros de pesquisa do mundo e analisa qualitativamente os julgados da Corte Internacional de Justiça que envolvem países latino-americanos e sua contribuição para o Direito Internacional.

O livro busca inovar na análise qualitativa da contribuição latino-americana ao Direito Internacional perante a Corte Internacional de Justiça por meio de uma perspectiva multifuncional, incluindo a contribuição histórica da América Latina para o direito internacional, bem como a contribuição procedimental e material dos casos envolvendo Estados latino-americanos à Corte.