EBAPE coordena debate Norte-Sul sobre administração e sociedade
08 Junho

EBAPE coordena debate Norte-Sul sobre administração e sociedade

O painel internacional teve a inovação como tema central para ajudar a responder, por meio de uma perspectiva democrático-pluralista ampliada, à continuada crise enfrentada pela academia de gestão e administração não só no Brasil, mas em todo mundo, por sua virtual incapacidade de fomentar alternativas democrático-pluralistas ao longo de décadas recentes.

O professor canadense Henry Mintzberg, da McGill University e co-fundador do IMPM, liderou um painel internacional que abordou o tema "Journey in Pursuit of a Rebalanced Society". O evento foi realizado no dia 29 de maio e contou com a participação de praticantes-acadêmicos brasileiros da área de administração, dentre os quais o professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da FGV, Alexandre Faria, que coordenou o painel.

O painel internacional, transmitido pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) via Facebook, teve a inovação como tema central para ajudar a responder, por meio de uma perspectiva democrático-pluralista ampliada, à continuada crise enfrentada pela academia de gestão e administração não só no Brasil, mas em todo mundo, por sua virtual incapacidade de fomentar alternativas democrático-pluralistas ao longo de décadas recentes.

“Esse painel Norte-Sul inovador ajuda a responder, por meio de uma perspectiva democrático-pluralista, que foi posta em prática ao invés de meramente prescrita em mais um texto acadêmico, à continuada crise enfrentada pela academia de gestão, no Brasil, Canadá e outros cantos do mundo global, que muitos de nós negligenciamos talvez devido à ausência de diálogos dessa natureza”, destaca o professor Alexandre Faria.

O painel foi desenhado por ampla equipe, ao longo de meses, com dois objetivos principais:  promover um diálogo academia-sociedade e Norte-Sul a partir da ANPAD e engajar as práticas e conhecimentos do meio acadêmico com a sociedade.

Renomado autor 'global' do campo da gestão, o professor Mintzberg atuou mais como catalizador do que como típico keynote speaker na prática de co-construção desse Painel, com Diego Baptista (Empreendedor Social da OSC Sociedade Global, Universidade Tuiuti do Paraná), Fernando Gimenez (ex-Diretor da Fundação Araucária, UFPR) e Marcos Schlemm (ex Superintendente da Federação das Indústrias do PR, PUC-PR).

Assista ao painel na íntegra.