EBAPE é anfitriã de encontro anual de rede global de escolas de negócios e economia
06 Julho 2017

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE) organizou, entre os dias 27 e 30 de junho, a Conferência Anual de representantes das escolas-membro da Network of International Schools of Business and Economics (NIBES). A aliança global existe desde 1996 e é composta por cerca de 20 escolas de negócios ou de economia em 19 países.

A Conferência NIBES Rio contou com a presença de representantes das escolas-membro. A EBAPE foi rerepsentada pelo professor Flávio Vasconcelos, diretor da Escola, e por Monica Balanda, coordenadora do Departamento de Relações Internacionais e responsável pela organização e coordenação do evento. O evento dispôs ainda de apresentações das professoras Daniela Campello e Claudia Costin (keynote speaker), e dos docentes Patrick Behr e Rafael Goldszmidt, que apresentaram seus projetos de pesquisa e proporcionaram aos participantes um melhor panorama da economia, política e educação brasileira.

"Uma das vantagens para a EBAPE em fazer parte desta aliança é a facilidade de interação com os parceiros, visto que o número de membros é pequeno. A NIBES representa uma boa plataforma para desenvolver e melhorar mobilidade de docentes e alunos, podendo ser encarada como um instrumento estratégico para o estabelecimento de programas de intercâmbio acadêmico. Durante os encontros anuais, a facilidade de comunicação e o acesso aos parceiros faz com que as tratativas sejam mais produtivas. As conferências oferecem uma excelente oportunidade para a escola-anfitriã expor e disseminar internacionalmente sua excelência acadêmica”, destaca Monica Balanda.

A EBAPE ingressou oficialmente na NIBES em 2014, durante a conferência anual em Moscou (Rússia). Para serem mantidas, todas as escolas-membro necessitam ter programas de mobilidade com outros integrantes da rede, além de participar todos os anos dos encontros. Desde então, a EBAPE participou da conferência anual em Pforzheim (Alemanha) e Seul (Coreia do Sul) e agora, em 2017, teve a responsabilidade de ser a anfitriã do evento.