Entrevista com Elon Lages Lima integra acervo do programa de História Oral do CPDOC
Institucional
10 Maio 2017

Entrevista com Elon Lages Lima integra acervo do programa de História Oral do CPDOC

O depoimento buscou a constituição de um acervo de depoimentos sobre a história da instituição e resultou na publicação do livro “IMPA – 50 anos”. A escolha do entrevistado se justificou por sua importância na Matemática e por ter sido um dos primeiros estudantes do IMPA (desde sua criação), onde atuou como pesquisador a partir de 1958.

Um dos mais importantes matemáticos do país, Elon Lages Lima se destacou por seus trabalhos de pesquisa sobre topologia diferencial, topologia algébrica, e geometria diferencial. Falecido no último dia 7 de maio, aos 87 anos, o ex-diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) participou, nos anos de 2001 e 2002, do projeto de História Oral da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) no contexto do projeto dos 50 anos de história do IMPA.

O depoimento buscou a constituição de um acervo de depoimentos sobre a história da instituição e resultou na publicação do livro “IMPA – 50 anos”. A escolha do entrevistado se justificou por sua importância na Matemática e por ter sido um dos primeiros estudantes do IMPA (desde sua criação), onde atuou como pesquisador a partir de 1958. Além disso, foi diretor do Instituto em três momentos: 1969/71, 1979/80 e 1989/93; Idealizador e coordenador do Projeto Euclides, da Coleção Matemática Universitária e do Projeto IMPA-VITAE (IMPA).

Alagoano de Maceió, Elon foi um dos mais prolíficos autores de sua área de atuação, com mais de 40 livros publicados e vencedor em duas ocasiões do Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro.

O depoimento de Elon Lages de Lima está disponível no site.

Eventos