Evento em homenagem a Joaquim Falcão marca transmissão de cargo para novo diretor da Direito Rio 
Direito
05 Outubro 2017

Evento em homenagem a Joaquim Falcão marca transmissão de cargo para novo diretor da Direito Rio 

“Na época em que convidei o Joaquim para montarmos a Direito Rio, eu fui atraído pelo seu brilhantismo e suas ideias”, afirmou o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal. O professor Sérgio Guerra é o novo diretor da Escola.

Após 15 anos à frente do comando da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio), o professor Joaquim Falcão deixou o cargo de diretor na última sexta-feira, em um almoço em sua homenagem por todo o trabalho e dedicação prestados à instituição. Após um amplo processo seletivo, comandado por uma Comissão de Seleção formada por cinco membros, o então vice-diretor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da Direito Rio, professor Sérgio Guerra, foi o escolhido em uma lista tríplice e assume a direção da Escola.

Na ocasião, estavam presentes diretores, professores, alunos e colaboradores da instituição, além de convidados ligados à área de Direito, que acompanharam ou fizeram parte da trajetória de sucesso do homenageado do dia.

O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, abriu o encontro falando sobre sua afetuosa relação com o homenageado “É com misto de alegria e de tristeza que estou aqui hoje”. E continuou sua fala ressaltando as características do homenageado, além do convite feito a ele em 2002 para a criação da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV, com modelo inovador. “Na época em que convidei o Joaquim para montarmos a Direito Rio, eu fui atraído pelo seu brilhantismo e suas ideias”, afirmou.

Além do presidente da FGV, outros convidados também discursaram palavras de incentivo, agradecimento e exaltação ao trabalho de Falcão. Entre eles, o novo diretor da Direito Rio, professor Sérgio Guerra, também proferiu algumas palavras agradecendo por todo o aprendizado nos 10 anos em que atuou como vice-diretor da Escola. Em seguida, Falcão agradeceu ao presidente Carlos Ivan e ao professor Sérgio Guerra e foi bastante aplaudido.

Sobre o novo diretor da Direito Rio

Pós Doutor em Direito (Visiting Researcher, pela Yale Law School), o professor Sérgio Guerra é ainda pós-doutor em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), doutor em Direito Econômico pela UGF e mestre em Direito pela UCAM. Autor de diversos livros e artigos jurídicos, recebeu o Prêmio “Emérito da Associação Brasileira de Agências de Regulação” por pesquisas que vem sendo realizadas há mais de 15 anos no campo regulatório e que ajudaram a moldar a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no controle dos atos das agências reguladoras. 

Atualmente, é professor titular de Direito Administrativo e coordenador do Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação na Direito Rio; coordenador do Curso International Business Law, da Universidade da Califórnia (Irvine); árbitro da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná; árbitro da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem; árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA; além de embaixador no Brasil da Yale University.

Com mais de 30 anos de experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo e Regulatório, atua principalmente nos seguintes temas: agências reguladoras, regulação de serviços públicos e atividades econômicas, contratação, arbitragem e controle da administração pública.