26 Janeiro 2017

FGV está entre os 10 melhores think tanks do mundo

“Esse resultado é fruto de um trabalho de equipe, que há 20 anos, de forma extremamente motivada e pautada na defesa dos interesses nacionais, tem se dedicado a construir o sucesso da instituição”, diz o presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal.

A Fundação Getulio Vargas está entre os 10 melhores think tanks do mundo, de acordo com o Global Go To Think Tanks Rankings 2016, divulgado hoje pela Universidade da Pensilvânia. A FGV subiu quatro posições desde a última avaliação, em 2015, saltando do 13º para o 9º lugar. A instituição manteve-se como o melhor think tank da América Latina pelo oitavo ano consecutivo e também atingiu o topo de outra categoria bastante relevante: foi eleita o think tank mais bem administrado do mundo.

“Esse resultado é fruto de um trabalho de equipe, que há 20 anos, de forma extremamente motivada e pautada na defesa dos interesses nacionais, tem se dedicado a construir o sucesso da instituição”, diz o presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal. Para ele, a conquista traz também um novo desafio: “Será difícil se manter lá entre os dez melhores, vai depender do andamento da economia brasileira. Agora, a batalha ficou mais feroz e difícil”.

Nesta classificação internacional, o professor chama atenção para a importância de se observar não só a posição da instituição no ranking, mas sua localização geográfica. “Ao Sul do Equador é muito pequeno o número de think tanks com musculatura para competir entre os melhores do mundo. A FGV se destaca apesar de estar no hemisfério Sul, apesar da crise brasileira, porque é seu dever fazê-lo. É uma exceção, algo muito especial”, ele pontua.

O presidente ressalta também que há grande diferença entre os orçamentos dos think tanks americanos, ingleses e alemães, por exemplo, que são robustos, frente aos dos think tanks ao Sul do Equador. “Os da nossa região são bem mais enxutos, o que limita as suas possibilidades de realização. É neste ponto que se justifica a visão daqueles que votaram na Fundação. Só conseguimos chegar ao grupo dos 10 melhores porque a FGV é o mais bem gerenciado do mundo, não só do ponto de vista administrativo, mas também estratégico”, conclui.

A FGV melhorou sua avaliação em oito das 23 categorias em que é nominada. Além da liderança na América Latina e o reconhecimento como instituição mais bem administrada do mundo, destaca-se o desempenho da Fundação nas categorias Políticas Sociais (9º lugar) e Nova ideia ou paradigma desenvolvido por um think tank (10º).

O ranking da Universidade da Pensilvânia é elaborado desde 2006 pelo Think Tanks and Civil Societies Program e considera quase 7 mil think tanks em todo o mundo. O material completo estará disponível em breve, no site do Global Go To Think Tank Index.