FGV inicia processo seletivo para seus cursos de Mestrado no Rio de Janeiro
Institucional
11 Setembro 2017

FGV inicia processo seletivo para seus cursos de Mestrado no Rio de Janeiro

Os Mestrados em Administração, Economia, Ciências Sociais e História e Matemática Aplicada oferecem, até 29 de setembro, condições especiais nas taxas de inscrição.

A FGV recebe inscrições para o processo seletivo de nove cursos de Mestrado no Rio de Janeiro. Há opções de programas acadêmicos e profissionais nas áreas de Administração, Ciências Sociais e História, Economia, Direito e Matemática Aplicada. Com início das aulas em 2018, os cursos têm reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e oferecem aos participantes a oportunidade de serem orientados por profissionais de grande projeção em suas áreas de atuação.

Oferecido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), o Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) tem inscrições até o dia 31 de outubro e visa atender a crescente demanda do setor público brasileiro, possibilitando aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência em administração pública, bem como avançar na carreira acadêmica. Já o Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) possibilita ao aluno desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração. Já o Mestrado Acadêmico, que recebe inscrições até 16 de outubro, oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por instituições de ensino internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciado aos diversos contextos da realidade brasileira.

Os interessados na área de Ciências Sociais e História têm até o dia 31 de outubro para participarem do processo seletivo para os Mestrados oferecidos pela Escola de Ciências Sociais (CPDOC). O curso Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais qualifica aqueles que querem atuar no planejamento, elaboração, desenvolvimento, gestão, assessoramento, difusão, acompanhamento ou avaliação de atividades e propostas voltadas para bens culturais. O Mestrado Acadêmico em História, Política e Bens Culturais visa formar profissionais gabaritados e atualizados em relação aos debates metodológicos e epistemológicos que caracterizam o campo da História e das Ciências Sociais por intermédio de uma perspectiva interdisciplinar.

Economia e Finanças é o foco do Mestrado Profissional oferecido pela EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças e tem inscrições até 1º de dezembro. O curso aplica as mais modernas teorias de economia e finanças às atuais questões do mercado financeiro, empresarial, assim como a políticas econômicas e áreas afins. O Mestrado Acadêmico, com inscrições no mesmo período, oferece condições tanto para o prosseguimento dos estudos em programas de Doutorado, quanto para o ingresso em atividades profissionais nos setores público e privado e na área acadêmica.

Já a Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio) oferece o Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação, que conta com método de ensino inovador. O programa lança mão do instrumental teórico e do exame de experiências regulatórias bem-sucedidas no Brasil e no exterior, desenvolvendo-as e adaptando-as, de modo a estimular, a partir de perspectivas interdisciplinares e multidisciplinares, raciocínios analíticos, críticos e propositivos voltados para a identificação, prevenção e solução de problemas na área. As inscrições vão até 2 de outubro.

O Mestrado Acadêmico em Modelagem Matemática, com inscrições abertas até 17 de novembro, tem áreas de concentração em matemática da informação e em modelagem matemática, finanças e seguros. O objetivo do curso oferecido pela Escola de Matemática Aplicada (EMAp), além de formar pesquisadores na área, é o de oferecer ao mestrando a capacidade de analisar cenários e dar suporte à tomada de decisões em situações de uso intensivo de dados e informações.

Os Mestrados em Administração, Economia, Ciências Sociais e História e Matemática Aplicada oferecem, até 29 de setembro, condições especiais nas taxas de inscrição. Para mais informações e inscrições, acesse o site.