FGV inicia processo seletivo para seus cursos de Mestrado no Rio de Janeiro
11 Setembro 2017

FGV inicia processo seletivo para seus cursos de Mestrado no Rio de Janeiro

A FGV recebe inscrições para o processo seletivo de nove cursos de Mestrado no Rio de Janeiro. Há opções de programas acadêmicos e profissionais nas áreas de Administração, Ciências Sociais e História, Economia, Direito e Matemática Aplicada. Com início das aulas em 2018, os cursos têm reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e oferecem aos participantes a oportunidade de serem orientados por profissionais de grande projeção em suas áreas de atuação.

Oferecido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), o Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) tem inscrições até o dia 31 de outubro e visa atender a crescente demanda do setor público brasileiro, possibilitando aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência em administração pública, bem como avançar na carreira acadêmica. Já o Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) possibilita ao aluno desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração. Já o Mestrado Acadêmico, que recebe inscrições até 16 de outubro, oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por instituições de ensino internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciado aos diversos contextos da realidade brasileira.

Os interessados na área de Ciências Sociais e História têm até o dia 31 de outubro para participarem do processo seletivo para os Mestrados oferecidos pela Escola de Ciências Sociais (CPDOC). O curso Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais qualifica aqueles que querem atuar no planejamento, elaboração, desenvolvimento, gestão, assessoramento, difusão, acompanhamento ou avaliação de atividades e propostas voltadas para bens culturais. O Mestrado Acadêmico em História, Política e Bens Culturais visa formar profissionais gabaritados e atualizados em relação aos debates metodológicos e epistemológicos que caracterizam o campo da História e das Ciências Sociais por intermédio de uma perspectiva interdisciplinar.

Economia e Finanças é o foco do Mestrado Profissional oferecido pela EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças e tem inscrições até 1º de dezembro. O curso aplica as mais modernas teorias de economia e finanças às atuais questões do mercado financeiro, empresarial, assim como a políticas econômicas e áreas afins. O Mestrado Acadêmico, com inscrições no mesmo período, oferece condições tanto para o prosseguimento dos estudos em programas de Doutorado, quanto para o ingresso em atividades profissionais nos setores público e privado e na área acadêmica.

Já a Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio) oferece o Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação, que conta com método de ensino inovador. O programa lança mão do instrumental teórico e do exame de experiências regulatórias bem-sucedidas no Brasil e no exterior, desenvolvendo-as e adaptando-as, de modo a estimular, a partir de perspectivas interdisciplinares e multidisciplinares, raciocínios analíticos, críticos e propositivos voltados para a identificação, prevenção e solução de problemas na área. As inscrições vão até 2 de outubro.

O Mestrado Acadêmico em Modelagem Matemática, com inscrições abertas até 17 de novembro, tem áreas de concentração em matemática da informação e em modelagem matemática, finanças e seguros. O objetivo do curso oferecido pela Escola de Matemática Aplicada (EMAp), além de formar pesquisadores na área, é o de oferecer ao mestrando a capacidade de analisar cenários e dar suporte à tomada de decisões em situações de uso intensivo de dados e informações.

Os Mestrados em Administração, Economia, Ciências Sociais e História e Matemática Aplicada oferecem, até 29 de setembro, condições especiais nas taxas de inscrição. Para mais informações e inscrições, acesse o site.