Livraria FGV recebe autor do livro ‘A tentação fascista no Brasil’
Ciências Sociais
10 Maio

Livraria FGV recebe autor do livro ‘A tentação fascista no Brasil’

Para além de um trabalho acadêmico, o livro traduz o que o fascismo significou para os brasileiros que se uniram ao movimento, o surgimento de Plínio Salgado, seu líder, no contexto político do início da década de 1930, a organização e o espírito e estilo do movimento.

A Livraria FGV realiza, em parceria com a editora da UFRGS, o lançamento do livro "A tentação fascista no Brasil: imaginário de dirigentes e militantes integralistas”, no Rio de Janeiro. O evento será realizado no dia 11 de maio, às 17h, e contará com a participação do autor Hélgio Trindade e da pesquisadora Lucia Lippi Oliveira (Escola de Ciências Sociais da FGV – CPDOC), que irá debater sobre o assunto.

Embora o conteúdo deste livro esteja focado na análise das entrevistas com ex-dirigentes e militantes do integralismo, no seu “Epílogo: ainda a tentação fascista no Brasil?”,  discute-se a nova conjuntura mundial e brasileira. Não se pode subestimar a importância dos novos populismos de direita que, desde a década de 1980, emergiram na Europa, especialmente os partidos, movimentos e governos que tiveram uma ascensão considerável nos principais países.

Para além de um trabalho acadêmico, o livro traduz o que o fascismo significou para os brasileiros que se uniram ao movimento, o surgimento de Plínio Salgado, seu líder, no contexto político do início da década de 1930, a organização e o espírito e estilo do movimento. Trata-se de uma obra que permite salientar adequadamente temas comuns que definem um movimento como nitidamente fascista, possibilitando descobrir as variedades de fascismo dentro de sua unidade básica e aprofundar a análise das diversas famílias ideológicas no interior do fascismo.

Para mais informações sobre o livro, acesse o site.