Matemática Aplicada
28 Março

Matemático francês ministra Aula Magna da EMAp

O docente, atualmente, é editor da revista online “Imagens da Matemática”, apoiada pelo CNRS e membro do Comitê para a escolha dos premiados da Medalha Fields, e do Comitê Científico da Escola Internacional de Verão para jovens matemáticos. As pesquisas de Etienne são voltadas para as áreas de Geometria, Topologia, Sistemas Dinâmicos e aspectos Gerais da Matemática.

Ideias Matemáticas Simples, mas poderosasEsse instigante assunto foi abordado pelo eminente matemático francês Etienne Ghys (Ecole Normale Superieure de Lyon, França) na Aula Magna da Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp). O evento contou com a participação de alunos de graduação e do Mestrado em Modelagem Matemática, além do corpo docente da Escola.

Etienne é membro da Academia de Ciências da França e da Academia Brasileira de Ciências e professor especial do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Ao longo de sua carreira, recebeu numerosos prêmios como a Medalha de Prata do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), o Premio Clay, o prêmio d’Alembert da Sociedade Matemática Francesa pela difusão da Matemática.

O docente, atualmente, é editor da revista online “Imagens da Matemática”, apoiada pelo CNRS e membro do Comitê para a escolha dos premiados da Medalha Fields, e do Comitê Científico da Escola Internacional de Verão para jovens matemáticos. As pesquisas de Etienne são voltadas para as áreas de Geometria, Topologia, Sistemas Dinâmicos e aspectos Gerais da Matemática