Nova publicação aborda pesquisa sobre o Brasil no exterior
Ciências Sociais
12 Setembro 2017

Nova publicação aborda pesquisa sobre o Brasil no exterior

O lançamento da obra, organizada por Bernardo Buarque de Hollanda e João Marcelo Ehlert Maia, será realizado após o primeiro dia de debates da edição deste ano do Ateliê do pensamento social.

A Editora FGV lança, no dia 14 de setembro, às 18h30, na Livraria FGV em São Paulo, o livro “Ateliê do pensamento social: a pesquisa sobre o Brasil no exterior”. Originada da quinta edição do Ateliê do Pensamento Social, os trabalhos reunidos na coletânea – ensaios, textos e projetos de pesquisa – foram apresentados e debatidos a partir de uma pergunta sobre como se pensa o Brasil, muitas vezes de uma perspectiva “de fora”.

O livro tem como tema-chave os Brazilian Studies, que compreende tanto estudiosos estrangeiros que se interessam pelo país quanto os centros de estudo sobre o Brasil sediados no exterior.

Para a amplitude daquela edição do evento, os organizadores consideraram de igual maneira a formação internacional de intelectuais brasileiros, reconhecidos como “intérpretes do Brasil”, assim como a circulação e a recepção de obras que se tornaram referenciais no exterior. Essa edição contou com o debate sobre a relação especular entre aqueles investigadores estrangeiros interessados nas questões antropológicas, sociológicas e históricas da sociedade brasileira.

Esta sétima edição do Ateliê do Pensamento Social, que será realizada nos dias 14 e 15 de setembro, terá como tema “Intérpretes do Brasil – estratégias de leitura”, e debaterá a metodologia de leitura e o corpo-a-corpo com obras importantes de certa “tradição” nacional e contará com professores-pesquisadores sediados em universidades do estado de São Paulo.

A programação completa do VII Ateliê do pensamento social, iniciativa dos pesquisadores do Laboratório de Pensamento Social (Lapes) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), pode ser acessada no site.  Para mais informações sobre o lançamento do livro, acesse o site.