Novo livro fala sobre países do BRICS e futuro da ordem global
Ciências Sociais
05 Junho

Novo livro fala sobre países do BRICS e futuro da ordem global

Nesta obra, Stuenkel acompanha o desenvolvimento do grupo desde a criação do termo “BRICS”, em 2001, pelo economista Jim O’Neill, até os acontecimentos mais recentes, como a criação do Novo Banco de Desenvolvimento em 2015.

Lançado este mês no Brasil, o livro “BRICS e o futuro da ordem global”, escrito pelo professor Oliver Stuenkel, é a primeira e mais abrangente análise acadêmica da história do grupo BRICS (acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A obra retrata a principal dinâmica global da primeira década do século 21: o deslocamento de poder para Ásia, simbolizado pela formação do grupo.

Nesta obra, Stuenkel, que também é coordenador da Escola de Ciências Sociais da FGV em São Paulo (CPDOC) e dos MBAs em Relações Internacionais em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, acompanha o desenvolvimento do grupo desde a criação do termo “BRICS”, em 2001, pelo economista Jim O’Neill, até os acontecimentos mais recentes, como a criação do Novo Banco de Desenvolvimento em 2015. O leitor é convidado a observar a crescente importância do grupo na ordem global e as tendências que devem guiar as próximas ações conjuntas dos países que o compõem.

Além de ser um guia sobre a história do BRICS, o livro aponta também respostas para perguntas comumente feitas sobre esses países e seus objetivos, que podem complementar ou desafiar a política mundial liderada pelos Estados Unidos e Europa. O autor analisa o significado da ascensão de potências como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para o futuro da ordem global, um importante auxílio para quem deseja compreender a importância do grupo para discutir o mundo cada vez mais multipolarizado de hoje.

O livro, lançado originalmente em inglês pela editora Lexington Press, chega ao Brasil em português pela Paz e Terra. “BRICS e o futuro da ordem global” também ganhará uma versão em chinês pela editora Shanghai People’s Press em setembro, quando ocorrerá a nona cúpula do grupo BRICS na cidade de Xiamen, na China. Para adquirir o livro, acesse o site.