Presidente da FGV participa de debate com think tanks globais no Council of Councils
10 Maio 2017

Os participantes discutiram os crescentes desafios à cooperação internacional a partir do Report Card on International Cooperation. Este relatório examinou o Council of Councils (CoC), uma iniciativa do CFR que liga institutos de política externa de 25 países ao redor do mundo de modo a ajudar os líderes globais a identificar oportunidades de avanço e priorizar as questões críticas atuais.

O presidente da Fundação Getulio Vargas, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, participou no dia 9 de maio, do painel que reuniu líderes de Think Tanks globais no Council on Foreign Relations (CFR) em Washington DC, EUA. O objetivo do encontro foi debater o Report Card on International Cooperation do Council of Councils (CoC), que avalia os esforços multilaterais para endereçar dez dos desafios globais mais urgentes do mundo, desde a luta contra o terrorismo transnacional até o avanço da saúde global.

Além do presidente da FGV, o encontro contou com a participação de Chen Dongxiao (presidente do Shanghai Institutes for International Studies – China), Richard N. Haass (presidente do Council on Foreign Relations) e Elizabeth Sidiropoulos (CEO do South African Institute of International Affairs - África do Sul). A moderação dos debates ficou a cargo de Missy Ryan, correspondente do Washington Post no Pentágono.

Os participantes discutiram os crescentes desafios à cooperação internacional a partir do Report Card on International Cooperation. Este relatório examinou o Council of Councils (CoC), uma iniciativa do CFR que liga institutos de política externa de 25 países ao redor do mundo para fornecer uma referência da cooperação internacional ano após ano, de modo a ajudar os líderes globais a identificar oportunidades de avanço e priorizar as questões críticas atuais. No evento foram apresentadas as conclusões do Relatório de 2016-2017 e foram discutidas as implicações para a cooperação global.

O Council of Councils baseia-se na busca pelo melhor pensamento de todo o mundo para encontrar um terreno comum sobre ameaças compartilhadas, construir apoio para ideias inovadoras e introduzir soluções para o debate público e processos de formulação de políticas dos países membros. Os membros do CoC incluem instituições líderes em seus países, que em grande parte compõem o G20. A rede facilita o diálogo entre eles e na construção de consensos entre líderes de opinião influentes de nações estabelecidas e emergentes.

Assista ao vídeo do debate abaixo (em inglês):