Professores da EMAp participam com destaque da 58ª Olimpíada Internacional de Matemática
Matemática Aplicada
25 Julho 2017

O professor da EMAp, Luciano Castro, desempenhou o papel fundamental de chefiar o Tribunal de Coordenação e a equipe responsável pela seleção dos 32 problemas que compuseram o banco do qual foram escolhidos as questões das provas.

A International Mathematical Olympiad (IMO) é a maior, mais antiga e prestigiada Olimpíada científica para alunos do Ensino Médio. A história da IMO data de 1959, quando a primeira edição foi realizada na Romênia com a participação de sete países. Na edição de 2017, realizada entre os dias 16 e 22 de julho, no Rio de Janeiro, participaram mais de 600 estudantes do Ensino Médio, de 114 países.

Durante a IMO 2017, os competidores devem resolver, individualmente, duas provas em dois dias consecutivos, com três problemas em cada dia. As provas são simultaneamente corrigidas pelos professores líderes de cada país e por um Tribunal de Coordenação formado por cerca de 80 pessoas (professores universitários, em sua maioria).

O professor da Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp), Luciano Castro, desempenhou o papel fundamental de chefiar o Tribunal de Coordenação e a equipe responsável pela seleção dos 32 problemas que compuseram o banco do qual foram escolhidos as questões das provas. Além dele, os professores Eduardo Wagner, Hugo Cruz e Paulo Cezar Carvalho, todos da EMAp, participaram do Tribunal de Coordenação.

A grande vencedora foi a equipe da Coreia do Sul e todos os seus seis integrantes receberam medalha de ouro. O Brasil ficou no 37º lugar.

Os enunciados dos problemas das provas e os resultados obtidos pelos alunos dos diversos países podem ser encontrados no site da IMO 2017.