Revista de Administração de Empresas celebra 55 anos
30 Agosto 2017

Revista de Administração de Empresas celebra 55 anos

A Revista de Administração de Empresas (RAE), publicada pela Escola de Administração de Empresas da FGV (EAESP), celebra 55 anos em 2017. Ao longo de mais de meio século de existência, o periódico se consolidou como uma das principais referências para o estudo e pesquisa na área de administração e é, atualmente, a sexta revista mais acessada no ranking geral no portal da Scientific Electronic Library Online (SciELO) – biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros – e primeiro lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas, com mais de três milhões de acessos ao ano.

“Desde 1976 a EAESP tem um programa de doutorado em administração de empresas e esse programa gerou pesquisas feitas no Brasil que alimentou durante muito tempo a RAE. Hoje, a RAE, é uma revista internacional, que recebe contribuições de autores do mundo inteiro. No último ano, cerca da metade dos artigos publicados foram em inglês. Manter, suportar e apoiar a RAE, como temos feito até hoje, nos orgulha. É a nossa forma de contribuir com o desenvolvimento da pesquisa no Brasil, coerente com a missão da FGV”, destaca o diretor da EAESP, professor Luiz Artur Ledur Brito.

Ao longo desta semana, a importância da RAE como relevante canal para difusão da pesquisa em administração poderá ser conhecida de maneira mais aprofundada. A SciELO dedica um especial com depoimentos de importantes personagens que marcaram a história do periódico ao longo dos anos.  O conteúdo especial será disponibilizado a partir de vídeos no blog SciELO em Perspectiva | Humanas.

Maria José Tonelli, editora-chefe do periódico, fala sobre a importância das iniciativas de comunicação para disseminar o conteúdo dos periódicos. Com artigos publicados na nova edição, Eduardo Henrique Diniz fala sobre a internacionalização de periódicos científicos e José Eduardo Ricciardi Favaretto e Eduardo de Rezende Francisco apresentam os resultados e algumas curiosidades da pesquisa bibliométrica realizada no acervo da revista.

Em conversa com Tonelli, os professores Tales Andreassi e Edgard Barki falam sobre empreendedorismo, tema que tem chamado muito a atenção da academia e das organizações. Além deles, participam da Semana Especial o diretor da EAESP, Luiz Artur Ledur Brito, os professores Carlos Osmar Bertero, Ely Laureano Paiva e Eliane Zamith Brito.

A RAE lança também uma nova seção, chamada Perspectivas, que conta com a participação de Salomão Alencar de Farias e Rafael Alcadipani. A nova seção visa contribuir para a discussão de ideias com a participação de dois artigos, sobre um tema de interesse atual, que possa ter pontos de vista divergentes ou complementares.

Acompanhe a Semana Especial da RAE, que acontece de 28 de agosto até 1º de setembro no blog SciELO em Perspectiva | Humanas.