Revista Mosaico abre chamada para trabalhos sobre Migrações e Identidades
Ciências Sociais
07 Junho 2017

Revista Mosaico abre chamada para trabalhos sobre Migrações e Identidades

Pensando nas discussões que abordam tanto fluxos regionais quanto transnacionais, a Revista Mosaico (CPDOC) abre chamada para artigos e resenhas que busquem discutir e analisar o tema Migrações e Identidades, para publicação no segundo número de 2017. As submissões para o periódico, devem ser enviadas até 21 de julho de 2017.

Nas últimas décadas, as discussões sobre migrações ganharam fôlego em sintonia com a ampliação do próprio fenômeno. Questões como a abertura de fronteiras, os desafios de “assimilação”, o crescimento da xenofobia, entre outras, têm alavancado debates públicos e a produção acadêmica sobre o tema. Pensando nas discussões que abordam tanto fluxos regionais quanto transnacionais, a Revista Mosaico (CPDOC) abre chamada para artigos e resenhas que busquem discutir e analisar o tema Migrações e Identidades, para publicação no segundo número de 2017. As submissões para o periódico, devem ser enviadas até 21 de julho de 2017.

De natureza eminentemente interdisciplinar, o fenômeno de migrações e suas consequências tem sido objeto de reflexões nos campos da história, antropologia, sociologia, geografia, direito e políticas públicas. O dossiê acolherá artigos que articulem processos migratórios e o tema das identidades em diferentes espaços e temporalidades. A interseção entre essas temáticas pode ensejar reflexões sobre as identidades forjadas a partir de deslocamentos, quer no grupo migrante quer nas comunidades de destino. De uma perspectiva familiar, geracional, territorial, associativa, religiosa ou política, a ideia é valorizar estudos que iluminem as múltiplas facetas que conectam migrações e questões identitárias.

Mosaico é uma publicação científica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC. Além das contribuições para o dossiê, a revista também aceitará artigos para a seção de temas livres, resenhas e notas de pesquisa. Para mais informações, acesse o site.