Universidade S.A.: novo livro analisa a educação superior no Brasil como um negócio
07 Agosto 2017

Os grandes grupos de educação de capital aberto, com seus cursos presenciais e a distância, são responsáveis por incluir um grande contingente de jovens e adultos no ensino superior, aumentando a taxa líquida de matrícula do país e tornando o contexto nacional peculiar: nele convivem instituições de ensino supe­rior pouco profissionalizadas disputando espaço e alunos com os grandes grupos educacionais.

O pro­cesso de transformação das instituições de educação superior em grandes grupos educacionais, com atuação nacional e in­ternacional, são o tema do livro Universidade S.A., publicado pela Editora FGV. A obra será lançada no dia 31 de agosto, na Livraria Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro ( Rua Visconde de Pirajá, 572 - Ipanema)

A obra, que faz parte da Coleção FGV de Bolso – Série Economia & Gestão, mostra que o setor de educação superior foi um dos que mais valorizaram seus papéis na Bovespa nos últimos cinco anos e tornou-se um negó­cio de excelente retorno.

Outros pontos relevantes abordados pelo livro analisam a perti­nência de o ensino superior ser vocativo, a distorção entre o ensino público e o privado no Brasil, a inclusão do papel do gestor no processo de ensino/aprendizagem, as discussões sobre a figura do aluno ser vista e entendida como cliente e o papel das universidades S.A. no futuro da educação brasi­leira.

Paula Caleffi e Alexandre J. L. Mathias, autores da obra, refletem e nos fazem refletir sobre qual modelo de educação superior é ne­cessário a um país que ocupa uma posição muito aquém da necessária para efetivar um projeto de nação desenvolvida.

Para mais informações sobre as publicações da FGV, acesse o site.