De subestimadas a protagonistas: pequenas empresas estão reinventando o conceito de sucesso no mercado

Precisamos pensar em nossos stakeholders. A chave do sucesso de longo prazo está em compreender que nosso negócio faz parte de uma rede complexa de relacionamentos, onde cada envolvido é igualmente valioso.

Administração
27/06/2023
Pedro Tonhozi de Oliveira

Já ouviu falar de “pequenos gigantes”? Este termo não estava no meu vocabulário até 2012 quando comecei estudar empresas que escolheram, isso mesmo, escolheram, serem excelentes ao invés de serem grandes (ou seja, deixaram de lado oportunidades de crescimento porque tinham ambições muito maiores). Então, resolvi escrever algumas lições que aprendi com elas.

Navegar pelo mundo dos negócios está cada vez mais complexo para as pequenas e médias empresas, sendo necessário uma redefinição do tradicional significado de sucesso. Para muitos, sucesso está em medir o crescimento, seja este refletido na receita, no número de funcionários, na dimensão da sede, no número de filiais, representantes comerciais ou no número de clientes atendidos, etc. Mas te pergunto, será que os nossos negócios podem alcançar o sucesso sem priorizar necessariamente o crescimento? E é exatamente isso que esses pequenos gigantes fazem, e talvez essa seja a resposta que você procura para o seu negócios.

A primeira forma que pequenos gigantes fazem isso é tomar uma decisão consciente de buscar qualidade em vez de quantidade. Esta abordagem permite concentrar em atender a missão e visão em vez de ir atrás de objetos reluzentes na corrida pela expansão. Lembre-se, o sucesso não pode ser definido apenas em receitas e participação de mercado; o sucesso é criar produtos ou serviços inovadores, excelentes, que fazem os olhos de nossos clientes brilharem e que resistem ao teste do tempo.

O segundo ponto é que embora a lucratividade seja essencial para qualquer negócio, focar apenas nela, de maneira obstinada, pode tirar o foco do resultado e do real motivo que nos levou a criar a empresa em primeiro lugar. Mas, e se, ao invés disso, alinharmos nossas decisões de negócios à um propósito mais profundo? Uma missão que vai além de apenas “ganhar dinheiro” muitas vezes se torna uma vantagem competitiva poderosa. Essa abordagem certamente exigirá algumas decisões difíceis que podem afetar os lucros de curto prazo, mas a longo prazo criará um equilíbrio entre lucro e propósito, trazendo benefícios tremendos como aumento da fidelidade dos clientes e o tão sonhado crescimento sustentável.

Por último, precisamos pensar em nossos stakeholders. A chave do sucesso de longo prazo está em compreender que nosso negócio faz parte de uma rede complexa de relacionamentos, onde cada envolvido é igualmente valioso. Nossos funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente são componentes do ecossistema do nosso negócio e ao priorizamos as necessidades e expectativas de todos, construímos uma empresa resiliente, inovadora e genuinamente sustentável.

Esta mudança de mentalidade pode parecer assustadora, mas vale a pena o esforço. Com foco na qualidade, propósito e parceiros, podemos criar negócios mais robustos e resilientes, motivamos nossos colaboradores, engajamos nossos clientes e melhoramos a imagem da nossa marca. Alterar o significado de sucesso e transformá-lo em algo novo não é fácil e certamente enfrentará diversas barreiras pois exige uma mudança de paradigmas, equilibrando lucro com propósito e mantendo nosso compromisso com todos os stakeholders. Mas, se aceitarmos este desafio, podemos transformar nossos negócios em entidades bem-sucedidas, significativas e profundamente conectadas às suas comunidades, ou seja, verdadeiros pequenos gigantes.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição institucional da FGV.

Autor(es)

  • Pedro Tonhozi de Oliveira

    É professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Possui sólida experiência nas áreas de desenvolvimento de projetos e inovação, em instituições nacionais e internacionais de grande porte. Forte experiência com definições de estratégias para atrair e conquistar novos clientes e colaboradores bem como, coordenação e avaliação de equipes e diversos projetos. Foi professor visitante na Western Kentucky University em 2018. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná, é especializado em empreendedorismo com foco em financiamento coletivo, desenvolvimento de novos produtos, métodos estatisticos, big data, gestão de projetos e inteligência artificial.

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