Direito das mulheres: pesquisadora apresenta estudo sobre feminismo e legislação trabalhista no Brasil

机构
13 十一月 2017

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC) realiza, no dia 16 de novembro, às 14h, a palestra: "O direito das mulheres - Feminismo e legislação trabalhista (1917-1937)”. O evento contará com apresentação da pesquisa de Gláucia Fraccaro (PUC-Campinas) e comentários de Fabiana Popinigis (UFRRJ) e será realizado no auditório 307 do edifício-sede da FGV, no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190. Botafogo).

A autora vai apresentar os principais resultados de sua tese de doutorado defendida no Departamento de História da Unicamp e vencedora do Prêmio Mundos do Trabalho 2017 da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ADET). O estudo busca compreender o processo histórico da construção da legislação do trabalho relacionando-o com a trajetória do feminismo numa perspectiva "desde abaixo", enfatizando suas redes transicionais e dimensão política. A palestra destacará como os movimentos operário e feminista configuraram o campo de disputa que resultou na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Doutora e Mestre em História pela Unicamp, Glaucia é atualmente professora da PUC-Campinas e suas pesquisas abordam a história do feminismo, das mulheres e gênero e da história da esquerda no Brasil.

Para mais informações, acesse o site.