Casa Acervo CPDOC recebe antropóloga Yvonne Maggie na 2ª Semana Nacional de Arquivos

Antropóloga, professora emérita da UFRJ e autora dos livros “Guerra de orixá” e “Medo do feitiço” e coautora das obras “Raça como retórica” e “Divisões Perigosas”, Maggie foi agraciada em 2008 com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo do Brasil. Ela vai falar sobre a doação de seu arquivo pessoal ao Programa de Arquivos Pessoais do FGV CPDOC.
社会科学
06 六月 2018
Casa Acervo CPDOC recebe antropóloga Yvonne Maggie na 2ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa realizam, durante esta semana, uma iniciativa que busca abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental do país. No dia 7 de junho, às 10h30, é a vez da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) abrir as portas da Casa Acervo CPDOC (Rua Jornalista Orlando Dantas, 60. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ) para um encontro com a antropóloga Yvonne Maggie e com a pesquisadora Vivian Fonseca.

Antropóloga, professora emérita da UFRJ e autora dos livros “Guerra de orixá” e “Medo do feitiço” e coautora das obras “Raça como retórica” e “Divisões Perigosas”, Maggie foi agraciada em 2008 com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo do Brasil. Ela vai falar sobre a doação de seu arquivo pessoal ao Programa de Arquivos Pessoais do FGV CPDOC. Já Vivian Fonseca compartilhará sua experiência em projetos utilizando a metodologia de História Oral.

A 2ª Semana Nacional de Arquivos é uma iniciativa inspirada na Semana Nacional de Museus que visa ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade e garantir o cumprimento da Lei 12.343/2010, referente ao Plano Nacional de Cultura (PNC). O programa tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Uma dessas ações está prevista na meta 28, destinada a ampliar a oferta de eventos e espaços voltados a atividades culturais e aumentar os estímulos para que os cidadãos frequentem mais arquivos, museus, bibliotecas, exposições, teatros, cinemas, espetáculos de dança e circenses, além de shows de música.

O evento ocorre em diversas instituições culturais brasileiras durante a semana de 4 a 9 de junho. Para participar do evento no FGV CPDOC, inscreva-se pelo site.