FGV participa de missão da OEA nas eleições do Panamá

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) integrou a Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) para as eleições gerais no Panamá, ocorridas no dia 5 de maio. O objetivo da comitiva foi avaliar o trabalho de monitoramento de redes sociais da autoridade eleitoral panamenha e analisar o seu possível impacto no pleito. A missão, composta por 62 observadores de 18 países, foi chefiada pelo ex-presidente colombiano Andrés Pastrana.
“O trabalho de monitoramento do debate público na internet, desenvolvido nos últimos anos pela FGV DAPP, foi de grande importância para a compreensão da discussão eleitoral panamenha nas redes sociais”, afirmou o pesquisador da FGV DAPP, Danilo Carvalho.
A contribuição da FGV DAPP, baseada na experiência da Sala de Democracia Digital – iniciativa voltada às eleições brasileiras de 2018 e que foi visitada pela Missão no ano passado –, embasará o segmento sobre mídia e redes sociais do relatório técnico da OEA com as principais conclusões e recomendações sobre o processo eleitoral, como a organização, a tecnologia e a justiça eleitoral do país.








