FGV lança websérie para discutir impactos do COVID-19 na sociedade

Já estão disponíveis os programas sobre como a pandemia afeta as políticas educacionais, com a especialista em educação e diretora do FGV CEIPE, professora Claudia Costin; e o programa que aborda o papel do Direito em tempos de coronavírus, com o diretor da FGV Direito SP, professor Oscar Vilhena Vieira
机构
27 三月 2020
FGV lança websérie para discutir impactos do COVID-19 na sociedade

Com o objetivo de discutir de que forma a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem afetado a sociedade brasileira em suas mais diversas vertentes, a Fundação Getulio Vargas lança a websérie FGV - Impactos do COVID-19. Os dois primeiros episódios já estão disponíveis. O primeiro deles fala sobre como a pandemia afeta as políticas educacionais, com a especialista em educação e diretora do Centro de Inovação em Políticas Educacionais (FGV CEIPE), professora Claudia Costin. Já o segundo traz o diretor da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), professor Oscar Vilhena Vieira, que aborda o papel do Direito em tempos de coronavírus.

Todos os espisódios da série estão disponíveis no site.

Coronavírus e as políticas educacionais, com Claudia Costin:

A pandemia da COVID-19 causou uma crise sem precedentes na educação mundial. Segundo a Unicef, 154 milhões de crianças e jovens estão sem aulas na América Latina devido ao coronavírus. Grande parte desse contingente está no Brasil. Todos os estados, além do Distrito Federal, tomaram medidas que vão desde a antecipação do recesso escolar até a suspensão das atividades escolares por tempo indeterminado. Diante do cenário atual, Claudia Costin demonstra preocupação com a possibilidade de milhões de alunos de todo o país ficarem muito tempo sem aula.

“Precisamos colocar muita ênfase na aprendizagem de todos. Apenas 29% dos jovens do 3º ano do Ensino Médio possuem aprendizado adequado em português e apenas 9,1% em matemática. É claramente insuficiente. Nesse esforço, lidar com a possibilidade de os alunos ficarem muitos dias sem aula é assustador. Quando terminar esse tempo de reclusão com as famílias nós vamos pagar um preço muito alto”, aponta Claudia Costin.

O papel do Direito em tempos de coronavírus, segundo Oscar Vilhena Vieira

Na análise do professor Oscar Vilhena, ele destaca que são duas as funções fundamentais das ciências jurídicas: garantir a dignidade humana e estabilizar as expectativas.

“A dignidade humana e o direito à vida impõem, hoje, ao Estado brasileiro, que não deixe ninguém para trás. Ou seja, que faça tudo que for necessário para socorrer e atender especialmente aqueles que são mais vulneráveis. A segunda função é estabilizar as expectativas, para evitar que oportunistas tomem decisões que sejam contrárias ao interesse público. É fundamental que haja clareza daquilo que não pode ser feito, dos direitos que não podem ser violados”, destaca.

Our website collects information from your device and your browsing and uses technologies such as cookies to store it and enable features, including: improve the technical functioning of the pages, measure the website's audience and offer relevant products and services through personalized ads. For more information about this Portal, access our Cookie Notice and our Privacy Notice.