A FGV possui uma variedade de documentos disponíveis gratuitamente para estudo e pesquisa através do Acervo do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC), do Sistema de Bibliotecas (FGV SB) e da FGV Editora, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e preservação da memória nacional.
Acervo CPDOC
Criado em 1973, o Acervo CPDOC tem o objetivo de abrigar conjuntos documentais relevantes para a história recente do Brasil. Esses documentos doados ao FGV CPDOC, que podem ser conhecidos no Guia dos Arquivos, constituem, atualmente, o mais importante acervo de arquivos pessoais de personagens públicos do país. A organização desses arquivos e sua abertura à consulta pública, hoje totalmente informatizada por meio do sistema Accessus, são tarefas primordiais do centro. Os documentos desse acervo estão sendo progressivamente disponibilizados na Internet.
Repositório Digital
O Sistema de Bibliotecas (FGV SB) teve sua ideia de criação em 1981. Apesar do avanço em termos conceituais, a ideia não se concretizou de fato. Somente 31 anos depois, em 2012, o FGV SB passou do conceito à prática, a partir de uma nova portaria que ratificou a sua necessidade na estrutura da instituição. Assim, começou a se concretizar o seu objetivo central de promover a integração, modernização e inovação das bibliotecas da FGV, além da sinergia entre elas e as escolas e unidades da Fundação, com foco na formação e qualificação do acervo acadêmico. Além das bibliotecas físicas, a Biblioteca Digital pode ser acessada online tanto por computadores quanto em dispositivos móveis.
E-books
O conhecimento também chega à casa das pessoas através dos e-books. São títulos sobre diversos temas e áreas de conhecimento disponíveis gratuitamente no site da FGV Editora. São oferecidos livros digitais em dois formatos: ePub e PDF. Eles podem ser lidos na tela de um computador ou em leitores portáteis (tablets e smartphones), sendo uma opção de leitura mais prática e econômica. Os livros possuem temas variados como Administração, Ciência política, Ciências sociais, Direito, Economia, Educação, Finanças, História, Matemática, Psicologia, Saúde, entre outros.
- Do total do Acervo histórico, estão disponíveis para consulta mais de 150 arquivos pessoais (cerca de 2.100.000 de páginas).
- 1.090 entrevistas do Programa de História Oral História Oral (aproximadamente 4.300 horas de entrevistas) e 7.500 verbetes histórico-biográficos estão no acervo histórico.
- No acervo virtual, estão disponíveis mais de 1.043.000 páginas de documentos textuais e 84.000 fotografias.
- A Biblioteca Digital conta mais de 150.000 acessos mensais no Repositório Digital e Portal de Revistas (Open Journal Systems - OJS).
- O Repositório Digital e o Portal de Revistas (OJS), juntos, contém textos completos de mais de 91.000 documentos digitais distribuídos em artigos, teses, dissertações, papers, artigos em periódicos científicos e revistas, entre outros.
- Mais de 120 títulos sobre diversos temas e áreas de conhecimento disponíveis gratuitamente no site da FGV Editora.