Especialistas discutem expectativas do mercado para privatização dos portos

A partir das expertises e experiências dos palestrantes convidados, o webinar pretende explorar todo esse panorama e entender as expectativas dos operadores e usuários, ou seja, do mercado de um modo geral, para a privatização dos portos brasileiros
公共政策
16 七月 2020
Especialistas discutem expectativas do mercado para privatização dos portos

As expectativas do mercado para a privatização dos portos é o tema do webinar que a FGV Transportes realiza no próximo dia 21 de julho. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 14h30 e contará com a participação de Fábio Abrahão (Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES), Patricia Lascosque (Superintendente de Portos da Suzano e Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados – ATP) e Ricardo Arten (CEO da Brasil Terminal Portuário – BTP e Conselheiro Titular da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres - ABRATEC).

Segundo o Ministério da Infraestrutura, a próxima fronteira do setor portuário é a busca de um modelo mais eficiente, flexível e que amplie o potencial de investimentos por meio de recursos privados para a gestão dos portos brasileiros. Dessa forma, um marco definitivo nesse processo é o início dos estudos para a privatização do Porto de Santos, responsável por 28% da corrente de comércio brasileira.

Existem correntes que colocam a privatização das autoridades portuárias brasileiras em contraposição ao modelo landlord adotado pelos principais portos da Ásia e Europa, no que concerne às funções de regulação, fiscalização e planejamento portuário. Diante disso, parece haver uma preocupação dos operadores e usuários dos portos nacionais sobre a privatização dos portos, especialmente em relação às futuras fontes de receitas das autoridades portuárias privadas e como ficará a competitividade do Brasil no comércio internacional.

O mercado considera que as operações portuárias em nosso país já são privatizadas, em decorrência da Lei 8.630/1993, apesar da ausência de uma política para a reestruturação do setor que possa incluir a completa aplicação da Lei e sua reestruturação, associada a aspectos sociais, econômicos, regionais e de sustentabilidade.

A partir das expertises e experiências dos palestrantes convidados, o webinar pretende explorar todo esse panorama e entender as expectativas dos operadores e usuários, ou seja, do mercado de um modo geral, para a privatização dos portos brasileiros.

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