Indicador de Atividade Econômica aponta retração de 11,2% da economia no 2º trimestre

Embora a atividade econômica tenha crescido em junho 0,7%, sendo o segundo crescimento consecutivo do indicador, a forte retração registrada em abril foi determinante para o desempenho negativo no trimestre
经济学
05 八月 2020
Indicador de Atividade Econômica aponta retração de 11,2% da economia no 2º trimestre

O IAE-FGV – 1ª Prévia, aponta retração recorde de 11,2% no 2º trimestre deste ano, em comparação ao 1º trimestre. Embora a atividade econômica tenha crescido em junho 0,7%, sendo o segundo crescimento consecutivo do indicador, a forte retração registrada em abril foi determinante para o desempenho negativo no trimestre.

Na comparação interanual também foi registrado recorde de retração da atividade no 2º trimestre com queda de 11,7%. Em junho o recuo da atividade foi de 9,4%, na mesma base de comparação, resultado melhor do que o observado em maio (-12,7%). Com esses resultados, a taxa acumulada em 12 meses até junho chega a -2,2% e o acumulado no 1º semestre do ano a -5,8%.

O IAE-FGV é um indicador que antecipa a tendência da economia brasileira a partir da divulgação de três versões com base na divulgação das principais pesquisas mensais de atividade divulgadas pelo IBGE. As principais informações para a atualização do indicador são: Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF); Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e; Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

O estudo completo está disponível no site.

Our website collects information from your device and your browsing and uses technologies such as cookies to store it and enable features, including: improve the technical functioning of the pages, measure the website's audience and offer relevant products and services through personalized ads. For more information about this Portal, access our Cookie Notice and our Privacy Notice.