Ministro Alexandre de Moraes debate eleições e desinformação em webinar da FGV
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, participa hoje, 22 de fevereiro, do webinar “Eleições 2022 e Desinformação no Brasil – Riscos e desafios para o processo eleitoral brasileiro no ambiente digital". O evento, promovido pela Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), é gratuito e aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 10h.
O encontro, cuja abertura será feita pelo ministro Alexandre de Moares, tem como objetivo debater sobre o desafio do combate aos conteúdos desinformativos nos meios digitais e, ao mesmo tempo, da defesa da liberdade de expressão na internet. Recente pesquisa da FGV DAPP mostrou como se propagaram as narrativas de desconfiança sobre o sistema eleitoral brasileiro de 2014 até 2020 e apontou o desafio de coibir os esforços que visam minar a confiança nas eleições. Outro exemplo que ilustra o tamanho desse desafio é a recente onda de suspensão de perfis oficiais pelas plataformas de redes sociais nos EUA, que reacendeu o debate sobre os limites de ações de bloqueio de contas e conteúdos, além dos riscos de migração do debate público para outros ambientes. Esses entre outros temas serão abordados no encontro.
Além do Ministro, participam também da abertura o Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms e o presidente da Fundação Getulio Vargas, prof. Carlos Ivan Simonsen Leal. O evento é dividido em duas sessões: a primeira tem como tema “Combate a desinformação e liberdade de expressão” e terá participação do Diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), prof. Marco Ruediger, Thiago Rondon, Coordenador de combate à desinformação do TSE e Bia Barbosa, da Coalizão Direitos na Rede, com mediação do repórter Fabio Zanini da Folha de S. Paulo. Na parte da tarde, Marcio Black, Coordenador de Democracia e Cidadania Ativa na Fundação Tide Setubal; Maurício Mussi, Gerente de relações institucionais da holding investidora Votorantim; Thomas Traumann, Coordenador executivo do MBA da FGV DAPP e a pesquisadora Danielle Sanches, da FGV DAPP, debatem o tema “Discurso de ódio e liberdade de expressão” a partir das 14h.
Para mais informações e inscrições acesse o site.
Programação:
Palavras de abertura: 10h às 10h05
- - Heiko Thoms – Embaixador da Alemanha no Brasil
- - Prof. Carlos Ivan Simonsen Leal – Presidente da Fundação Getulio Vargas
Palestra de abertura: “Meios legais de combate à desinformação” - 10h05 às 10h40
- - Ministro Alexandre de Moraes
Mesa 1: “Combate a desinformação e liberdade de expressão” - 10h40 às 12h
- - Prof. Marco Ruediger – Diretor da FGV DAPP
- - Thiago Rondon – Coordenador de combate à desinformação do TSE
- - Beatriz Barbosa – Coalizão Direitos na Rede
- - Mediação: Fábio Zanini – Folha de S. Paulo
Mesa 2: “Discurso de ódio e liberdade de expressão” – 14h às 16h
- - Marcio Black - Coordenador de Democracia e Cidadania Ativa na Fundação Tide Setubal
- - Maurício Mussi - Gerente de Relações Institucionais da holding investidora Votorantim
- - Thomas Traumann - Coordenador executivo do MBA da FGV DAPP
- - Danielle Sanches - Pesquisadora da FGV DAPP
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
相关新闻
- 公共政策25/06/2024
- 公共政策25/06/2024
- 公共政策20/06/2024