Professor Yoshiaki Nakano recebe alta condecoração outorgada pelo Imperador japonês

Como secretário de Fazenda do governo Mario Covas (1995-2001), o professor Nakano fez o maior ajuste fiscal no país, até aquele momento. Desobstruiu o caminho para o crescimento e desenvolvimento do Estado e realizou uma gestão marcada pelo saneamento das contas públicas e respeito pelo bem público.
经济学
13 九月 2021

O professor Yoshiaki Nakano, diretor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), recebeu dia 9 de setembro, a comenda Ordem do Sol Nascente, a segunda mais alta condecoração outorgada pelo Imperador japonês. A distinção deve-se ao seu trabalho de saneamento e recuperação fiscal do Estado de São Paulo, como secretário de Fazenda no período da gestão Mario Covas, quando firmou várias parcerias com o governo do Japão. E, ainda, por sua contribuição na formação de economistas e pesquisadores pela FGV EESP, criada e dirigida por ele desde 2003.

Como secretário de Fazenda do governo Mario Covas (1995-2001), o professor Nakano fez o maior ajuste fiscal no país, até aquele momento. Desobstruiu o caminho para o crescimento e desenvolvimento do Estado, e realizou, junto com Mario Covas, uma gestão marcada pelo saneamento das contas públicas e respeito pelo bem público. Sua vida acadêmica iniciou-se como bolsista na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), após sair de Maringá, aos 18 anos, com o sonho de estudar na instituição.

Estudioso obstinado, sempre cercado por livros, o professor Nakano enxergou importantes mudanças e tendências, como governo eletrônico, modernização dos serviços públicos, métodos de ensino inovadores, entre outras ideias que defendeu e ajudou a colocar em prática. A cerimônia de outorga da comenda contou com a participação do cônsul geral do Japão, Ryosuke Kuwana, que representou o imperador Naruhito, além de autoridades, familiares, colegas de trabalho e amigos.