Retrospectiva 2021: FGV IBRE é o primeiro instituto de pesquisa do país a receber ISO 9001

O IBRE é o primeiro instituto de pesquisa do país a ser certificado com a ISO 9001:2015.
机构
27 十二月 2021

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) recebeu no dia 18 de novembro, a Certificação ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade, na área de Engenharia de Custos. É o primeiro instituto de pesquisa do país a ser certificado com a ISO 9001:2015, resultado da excelência no trabalho que vem desenvolvendo no fornecimento de parâmetros referenciais e estudos de alta complexidade que norteiam os investimentos do governo Federal.

A certificação traz os principais sistemas de custos de infraestrutura de transportes do governo federal, Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) e Sistema de Custos Referenciais Ferroviários (SICFER).

Tanto o SICRO como o SICFER são essenciais para a contratação de grandes investimentos em obras de infraestrutura no país, criando parâmetros de preços, o que possibilita uma maior transparência e celeridade nos processos licitatórios, e muitas vezes economia aos cofres públicos.

Segundo Túlio Barbosa, superintendente de Infraestrutura e Mercados Governamentais (SIMG), do FGV IBRE, a certificação engloba a prestação de serviços de composições e valorações de custos para obras de infraestrutura, através de relatórios técnicos e estudos de coeficiente de produtividade de alta complexidade para atendimento aos órgãos públicos.

Dessa forma, ela representa e evidencia a responsabilidade do FGV IBRE com o uso de recursos públicos, uma vez que, do ponto de vista técnico, a certificação exige do FGV IBRE disciplina e transparência no cumprimento e acompanhamento de todos os padrões, processos, procedimentos e indicadores de gestão definidos pela Certificadora ISO.

Essa matéria foi publicada originalmente em 30 de novembro de 2021.