FGV promove 2ª edição brasileira do Summer Institute in Computational Social Science

O Brasil sedia pelo segundo ano consecutivo o evento, tendo mais uma vez a FGV DAPP como parceira local.
社会科学
25 三月 2022

A Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) promove, entre os dias 19 e 30 de junho de 2022, a 2ª edição brasileira do Summer Institute in Computational Social Science (SICSS), uma escola de treinamento e pesquisa em Ciência Social Computacional fundada em 2017. O SICSS Brasil, sediado pela FGV DAPP, será coordenado pelos pesquisadores Tiago Ventura, Daniel Trielli, Amaro Grassi, Lucas Roberto e Polyana Barbosa.

O evento, organizado pelos professores Chris Bail (Duke University) e Matthew Salganik (Princeton University), ocorre anualmente, reunindo doutorandos, postdocs e professores e consiste em uma edição central e diversas edições locais, organizadas por ex-participantes, simultaneamente à edição principal.

A primeira edição brasileira do evento, também organizada pela FGV DAPP, ocorreu em 2021. Agora, o Brasil sedia pelo segundo ano consecutivo o evento, tendo mais uma vez a FGV DAPP como parceira local. Nas quase 2 semanas de treinamento, os alunos terão treinamentos em métodos de Ciência Social Computacional com professores da edição principal do SICSS, pesquisadores da FGV DAPP e convidados locais, que abordarão temas como redes sociais, NLP (natural language processing), classificação de imagem, websurvey, auditoria de algoritmos e pós-estratificação de surveys online. E participarão também de mesas de debate sobre aplicação de Ciência Social Computacional na academia e mercado de trabalho.

O evento contará com a presença de Leonardo Fernandes Nascimento, coordenador do Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia; Alexandra Siegel, professora assistente na University of Colorado Boulder; Pablo Boczowski, Hamad Bin Khalifa Al-Thani Professor in the Department of Communication Studies at Northwestern University e Fernando Meirelles, pós-doutorando em Ciência Política no Cebrap.

Para se inscrever no evento, acesse o link.

Para saber mais sobre o SICC-FGV DAPP/Brazil, acesse o site.