Yvonne Maggie: Antropóloga foi condecorada com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico

社会科学
29 三月 2022

Yvonne Maggie de Leers Costa Ribeiro nasceu na cidade do Rio de Janeiro, tendo sido a primeira mulher, em uma família de cientistas masculinos, a concluir o ensino superior. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1968. Concluiu seu mestrado (1974) em Antropologia Social e doutorado (1988) também em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sua trajetória acadêmica foi fortemente marcada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – aluna, docente, coordenadora do Laboratório de Pesquisa Social (1988-1992) e diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (1994-1997). Em 2008, foi condecorada com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2017 recebeu o título de Professora emérita do Departamento de Antropologia Cultural do IFCS e, a partir desse mesmo ano, integra a Academia Brasileira de Ciências.

A pesquisa acadêmica desenvolvida por Yvonne Maggie revela seu interesse, essencialmente, pelas manifestações religiosas das populações afro-brasileiras. Sendo autora de diversos livros, dentre eles, Guerra de orixá: um estudo de ritual e conflito (1975 [2001]) e Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil (1992). Durante alguns anos publicou o blog A vida como ela parece ser.

Seu arquivo doado ao CPDOC possui um rico material fruto de suas pesquisas e estudos enquanto antropóloga nos anos 1970-1980. A partir desse material, foi produzido em 2019 o vídeo Magia e Poder: fronteiras entre o sagrado e o profano.

O filme pode ser acessado no link.

Esta matéria faz parte da série especial Mulheres do Acervo iniciada no Dia Internacional da Mulher.

Veja as outras publicações da série: