Evento internacional debate papel dos negócios no crescimento econômico pós-pandemia

Setores econômicos estratégicos estão se recuperando rapidamente e o ecossistema de startups e inovação está florescendo.
经济学
11 五月 2022

Apesar do Brasil estar passando por um momento político e econômico conturbado, o país continua sendo uma potência empresarial. Fortemente atingido pelo contexto da pandemia, a maior economia da América Latina está se recuperando. Neste contexto, a FGV Projetos e o FGV Europe estarão presentes, representados pelos diretores das unidades, no Brazil Summit, em Nova York, um evento organizado pelo Financial Times, no dia 9 de maio, às 9h.

Setores econômicos estratégicos, incluindo agronegócio, transporte e serviços financeiros, estão se recuperando rapidamente e o ecossistema de startups e inovação está florescendo. Com o país agora ostentando mais de 20 Startups unicórnios (empresas que atingem uma valorização de 1 milhão de dólares sem ter presença na bolsa de valores, tornando-se referência no mundo empresarial).

O setor privado está intensificando seus compromissos com a sustentabilidade e desempenhando um papel ativo para manter o Brasil no caminho da descarbonização. Além disso, o Brasil está avançando em uma ambiciosa agenda de investimentos para atrair investimentos privados em infraestrutura. Todos esses são sinais de pontos positivos em meio à incerteza política do país, ondas de choque da guerra na Ucrânia e uma economia que ainda precisa ganhar força pós-COVID-19.

Para Luiz Carlos Duque, diretor da FGV Projetos, “A participação da FGV Projetos nesse evento reforça o nosso papel entre os protagonistas que buscam contribuir na discussão dos caminhos da economia brasileira, em especial neste momento de pós-pandemia, com desafios de alta inflacionária mundial e conflitos no leste europeu. Vamos avançar com a economia brasileira atentos a modelos ambiental e socialmente sustentáveis.”

“A FGV Europe, em parceria com a FGV Projetos, apoia mais esta iniciativa do Financial Times, que coloca na agenda global um debate importante para o desenvolvimento sustentável do Brasil. A parceria com o Financial Times começou em 2014, com o lançamento da publicação – Brazil Competitive Profile. Desde então, o nosso relacionamento vem evoluindo, abrangendo várias atividades, desde a organização de mesas redondas com CEOs de grandes empresas brasileiras, a produção de relatórios setoriais publicados globalmente, até a organização de eventos internacionais, como o Brazil Summit”, reforça Cesar Cunha Campos, diretor da FGV Europe.

Pedro Cavalcanti, da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE), responsável por intensa produção científica nas áreas de macroeconomia, desenvolvimento e crescimento e está entre os mais produtivos acadêmicos brasileiros, será o palestrante escolhido pela FGV para abordar as perspectivas econômicas do Brasil.

Este evento reunirá altos funcionários do governo, principais economistas, financistas e líderes empresariais para discutir o ambiente econômico e de negócios do Brasil e o papel do setor privado como motor do crescimento pós-pandemia.

Para saber mais sobre o evento, acesse o site.