Evento promove lançamento de livro sobre principais plataformas de resolução online de conflitos

O livro aborda essa nova dinâmica nas relações, que atingiu, nos últimos anos, o âmago dos debates jurídicos: a própria solução de disputas.
法学
01 七月 2022
Evento promove lançamento de livro sobre principais plataformas de resolução online de conflitos

A internet ocasionou a migração das relações comerciais, jurí­dicas e pessoais para o ambiente digital. Nesse contexto, a FGV Editora e a FGV Conhecimento lançam o livro “Resolução online de disputas: casos brasileiros” com organização de Juliana Loss, diretora-executiva da Câmara de Mediação e Arbitragem (FGV Câmara) e Daniel Arbix, diretor jurídico do Google. A obra será lançada no Rio de Janeiro, na Livraria FGV (Praia de Botafogo, 190, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ), no dia 8 de julho, às 18h, e em São Paulo, no dia 25 de agosto, às 18h, na Livraria Martins Fontes Paulista (Avenida Paulista, 509, Bela Vista, São Paulo/SP).

O livro aborda essa nova dinâmica nas relações, que atingiu, nos últimos anos, o âmago dos debates jurídicos: a própria solução de disputas. Tornou-se incontornável para profis­sionais do Direito a compreensão de novos métodos de solução e prevenção de disputas, bem como a inserção de tecnologias para otimizar esses procedimentos. Este processo também repercutiu no surgimento de conflitos em uma nova escala, uma vez que a rede possibilitou que essas relações acontecessem de forma mais dinâmica, ou seja, sem limitação de tempo, espaço e sendo possível ocorrer mais de uma ao mesmo tempo.

Desse modo, a necessidade de aprofundamento sobre a ODR (online dispute resolution) constitui uma demanda tanto do setor privado quanto da área pública, da­dos os desafios colocados pela expansão da internet a todas as instituições, empresas e à sociedade. O assunto ganhou ainda mais notoriedade em razão das circunstâncias da pandemia, que impulsionou, em definitivo, tanto o uso da internet para diversas operações, quanto deu ainda maior destaque aos benefícios da opção por métodos adequados de resolução de disputas e pela consensualidade entre as partes.

O livro consiste em reunir, tanto em uma perspectiva teórica quanto prática, algumas das mais importantes plataformas que operam no mercado brasileiro, por meio da con­tribuição dos profissionais que atuaram na própria concepção ou que acompanharam, em um momento posterior, a implantação e/ou desenvolvimento desses sistemas.

Em razão de sua abrangência, a obra tem a proposta de ser referência para o estudo acadêmico, como também para todos os interessados em entender melhor a evo­lução da utilização da tecnologia no direito com a expectativa de ampliar e aperfeiçoar o acesso à Justiça. Na ocasião, estarão presentes nos eventos de lançamento, as pesquisadoras Ana Paula Brandt Dalle Laste, Fernanda Bragança e Renata Braga, além da presença dos organizadores.

Para adquirir o livro, acesse o site.

Our website collects information from your device and your browsing and uses technologies such as cookies to store it and enable features, including: improve the technical functioning of the pages, measure the website's audience and offer relevant products and services through personalized ads. For more information about this Portal, access our Cookie Notice and our Privacy Notice.