FGV sedia XXII Congresso Internacional de História Oral e recebe submissões de trabalhos

A XXII Conferência da IOHA propõe-se pensar as formas de fazer a História Oral diante dos desafios digitais e imagéticos que se colocam nesse início dos anos 2020.
社会科学
01 十一月 2022
FGV sedia XXII Congresso Internacional de História Oral e recebe submissões de trabalhos

25 anos depois de promover o X Congresso Internacional de História Oral, em junho de 1998, no Rio de Janeiro, a Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) volta a sediar o encontro mais importante da comunidade de oralistas no mundo “Internacional Oral History Association (IOHA). A abertura da Conferência irá ocorrer no dia 25 de julho, às 10h, no Centro Cultural FGV. Os próximos eventos serão dos dias 26 até 28 de julho, às 10h no Auditório do 12º andar.  

Tendo em vista as questões contemporâneas enfrentadas pelo mundo, a XXII Conferência da IOHA propõe-se pensar as formas de fazer a História Oral diante dos desafios digitais e imagéticos que se colocam nesse início dos anos 2020. Além de sediar a Conferência, a FGV também está com as submissões de artigos abertas até o dia 1 de dezembro de 2022.

As mudanças drásticas assistidas pelo mundo com a pandemia da Covid-19 afetaram em escala planetária a humanidade e colocaram a sociedade globalizada, com seu intenso fluxo de deslocamentos de pessoas, informações e mercadorias, diante de desafios ainda mais decisivos e incontornáveis, do ponto de vista da sociabilidade, da comunicação e da convivência humana.

A teoria e a prática da História Oral, por suposto, não passaram à margem do impacto dessas transformações em escala global. Como se sabe, os constrangimentos impostos pelo isolamento social e pela limitação à circulação territorial tiveram em contrapartida a precipitação de uma série de tendências tecnológicas em curso, a exemplo da intensificação dos dispositivos da informática, da digitalização do conhecimento e da onipresença das imagens na vida social.

As interfaces e mediações da tecnologia prescindem do contato físico? Como ficam as relações interpessoais e intersubjetivas entre entrevistador e entrevistado com os novos recursos tecnológicos? Em que medida os recursos computacionais e fílmicos impactam a metodologia das gravações e do registro audiovisual de um depoimento? As assimetrias nos acessos aos bens técnico-científicos vão ampliar ainda mais as distâncias entre os praticantes da História Oral no Norte e no Sul Global?

Em conformidade com as diretrizes da Internacional Oral History Association (IOHA), o evento será bilíngue, em inglês-espanhol. As mesas e as apresentações estruturam-se em torno de uma diversidade de temáticas, tanto as tradicionais quanto as inovadoras, todas elas caras à História Oral.

Há três modalidades de submissão:

1. Paper; 

2. Vídeo ou produto audiovisual;

3. Workshop. 

Para mais informações sobre inscrições e submissão de trabalhos, acesse o site.

Our website collects information from your device and your browsing and uses technologies such as cookies to store it and enable features, including: improve the technical functioning of the pages, measure the website's audience and offer relevant products and services through personalized ads. For more information about this Portal, access our Cookie Notice and our Privacy Notice.