FGV e Exército concluem formação em Política, Estratégia e Alta Administração  

O programa já formou mais de 960 oficiais, tendo habilitado 186 destes ao exercício de cargos e funções de generalato, alguns dos quais assumiram papéis de destaque em áreas estratégicas de governo.
管理学
30 十一月 2022
FGV e Exército concluem formação em Política, Estratégia e Alta Administração  

A FGV e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizaram, no dia 21 de novembro, a cerimônia de diplomação dos 43 oficiais-alunos da 24ª edição do MBA Executivo em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e dos 12 oficiais-alunos da 7ª edição do MBA do Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE). 

A cerimônia foi realizada na ECEME, no Auditório Duque de Caxias, e contou com a participação do comandante da ECEME, General Sergio Martins, e do prof. Bianor Cavalcanti, coordenador acadêmico do MBA CPEAEx, representando também o presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, e o coordenador acadêmico do MBA do CIEE, professor Nivaldo Machado, que não puderam estar presentes. 

O evento também contou com a presença do Chefe da Seção de Política e Estratégia da ECEME, Cel. Rafael Almeida; do coordenador adjunto do MBA CPEAEx, Guilherme Marques; do coordenador da assistência técnico-acadêmica da FGV junto ao Instituto Meira Mattos da ECEME, André Coelho; e do assessor para assuntos de Defesa da FGV, Evandro Vaz. 

Fruto de uma parceria que a FGV mantém com a ECEME desde 1999, o MBA Executivo em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército é destinado a coronéis selecionados por mérito, tendo como objetivo capacitar gestores militares a enfrentar desafios organizacionais e administrativos inerentes às suas funções, bem como habilitá-los para o assessoramento aos mais altos escalões das Forças Singulares, do Ministério da Defesa e de Órgãos do Poder Executivo. 

O programa já formou mais de 960 oficiais, tendo habilitado 186 destes ao exercício de cargos e funções de generalato, alguns dos quais assumiram papéis de destaque em áreas estratégicas de governo e da formulação de políticas públicas no país. 

O MBA do Curso Internacional de Estudos Estratégicos, por sua vez, é realizado desde 2015, voltado para oficiais superiores do Exército Brasileiro e de nações amigas. Inteiramente desenvolvido em inglês, o programa desponta como uma importante contribuição em prol das ações estratégicas de inserção internacional do país, tendo formado oficiais superiores oriundos de mais de 20 países. 

Our website collects information from your device and your browsing and uses technologies such as cookies to store it and enable features, including: improve the technical functioning of the pages, measure the website's audience and offer relevant products and services through personalized ads. For more information about this Portal, access our Cookie Notice and our Privacy Notice.