II Seminário de Análise Conjuntural discute retomada do crescimento econômico do país
Há uma forte pressão no mercado para que o Banco Central reduza a taxa de juros, o que ajudaria na retomada do crescimento econômico. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo promove o II Seminário de Análise Conjuntural, no dia 15 de junho, às 10h, no canal da FGV no YouTube.
Na última reunião do BC, foi mantida a taxa de 13,75% ao ano. Mas as coisas não são tão simples assim. Embora juros menores tenham o poder de levar as pessoas a aumentar o consumo, há travas que devem ser desarmadas para que isso aconteça.
Uma delas é o elevado endividamento das famílias, que vem batendo recordes sucessivos. Há também dúvidas sobre a velocidade de queda da inflação, bem como sobre o grau de aperto monetário que ainda se faz necessário para levar a inflação para a meta e em quanto tempo. Por outro lado, tem o novo arcabouço fiscal e seus impactos na economia, além de uma série de problemas que devem ser equacionados para que o País volte a crescer.
Essas e outras questões vão ser discutidas no evento que será conduzido, por Claudio Conceição, superintendente de Publicações do FGV IBRE, editor executivo da revista Conjuntura Econômica e editor-chefe do Blog da Conjuntura Econômica do Instituto. Participarão como palestrantes Armando Castelar, pesquisador associado do FGV IBRE; José Júlio Senna, chefe do Centro de Estudos Monetários do Instituto; e Silvia Maria Matos, coordenadora do Boletim Macro do FGV IBRE. A mediação será realizada por Adriana Fernandes, repórter especial e colunista do Estadão.
Para realizar a sua inscrição, acesse o site.