Como tecnologias emergentes estão impactando e vão impactar os negócios? O que devo fazer em minha empresa?
A disponibilidade e o acesso das empresas às novas tecnologias digitais, demandam a inovação e a transformação dos modelos de negócios, abrindo espaço para o surgimento de novas e surpreendentes abordagens.
A digitalização já é uma realidade consolidada, ou seja, o uso das tecnologias digitais faz parte do nosso cotidiano às vezes de forma evidente, outras vezes de maneira sutil. Neste ambiente, as empresas podem e devem considerar o uso intensivo de tecnologias digitais para inovar, transformar e gerar valor para a sociedade e para os negócios[1].
O uso de tecnologia de informação para melhorar os processos de negócios, ganhar eficiência com redução de custo e aumento de produtividade, além de aumentar a flexibilidade e a qualidade, é importante e continua sendo um dos focos dos executivos de tecnologia e de negócios. Mas isso já não é mais suficiente.
Novas tecnologias estão chegando, agora denominadas tecnologias digitais pelas suas características de integração e convergência, uso intensivo de dados e capacidade de adaptação e múltiplos usos. Os exemplos estão cada vez mais conhecidos, novos termos são incorporados em nossas conversas e leituras, como inteligência artificial generativa, com os chats disponíveis e fáceis de usar, blockchain, com as moedas e ativos digitais, entre outros. Novas tecnologias, como computação quântica, já estão no horizonte próximo, avançando de forma acelerada e sendo estudadas por muitas empresas.
A disponibilidade e o acesso das empresas às novas tecnologias digitais, demandam a inovação e a transformação dos modelos de negócios, abrindo espaço para o surgimento de novas e surpreendentes abordagens.
Com isso, as empresas podem inovar com novos produtos e serviços, processos, relacionamentos internos e externos, e proposta de valor diferentes e melhores do que faziam até agora. Isso permite que novos concorrentes surjam, inclusive e principalmente, novos participantes não tradicionais de vários setores.
Esta transformação não é tecnológica, mas de negócio, por isso é tão desafiadora para muitas empresas. Ela exige condições favoráveis que incluem cultura, recursos humanos e financeiros, estratégias e governança de negócios e digitais, entre outras[2]. Muitas empresas percebem a necessidade destas condições, mas nem todas ainda atingiram níveis adequados de transformação, conforme tem acompanhado o Observatório de Transformação Digital, do FGVcia da FGV EAESP[3].
Um dos principais desafios e complexidade está na essência desta inovação e transformação, pois ela exige pensar e criar algo diferente do que estamos acostumados a fazer, algo realmente e totalmente diferente. Não basta ganhar eficiência e ser mais rápido, mas na essência continuar oferecendo a mesma proposta de valor.
Os executivos e profissionais de negócio e de tecnologia precisam pensar no problema do negócio, seja ele uma oportunidade de negócio e de mercado, uma necessidade competitiva, ou mesmo um problema no conceito estrito que precisa ser resolvido. A identificação clara e bem desenhada do problema de negócio exige que se coloque o indivíduo como ponto central, seja ele direta ou indiretamente envolvido com este problema e sua solução.
A solução dos problemas de negócio baseada em tecnologias digitais não é mais de responsabilidade exclusiva das áreas de tecnologia de informação ou digitais. As áreas de negócio podem e devem liderar sua elaboração, muitas vezes sendo responsáveis pelo seu desenho, desenvolvimento e implementação, mas sempre em cooperação com as demais áreas, inclusive a de tecnologia de informação. As tecnologias oferecem possibilidade de desenvolvimento de soluções sem necessidade de seu conhecimento aprofundado; como Low Code e No Code, que permitem criar aplicativos sem conhecimento de programação.
Esta distribuição da liderança e responsabilidade pelas inovações e transformações digitais exige que os executivos e profissionais de negócio conheçam as tecnologias digitais num nível que permita entender o que é, para que servem, seu poder transformador e o valor que podem gerar. Este conhecimento, juntamente com outras competências, contribuiu para desenvolver a digital mind, entender e promover a aplicação de tecnologias digitais como parte da solução dos desafios das empresas. O mesmo se aplica aos executivos e profissionais de tecnologia de informação que devem conhecer o negócio e o mercado em que atuam.
O uso das tecnologias digitais para inovar e transformar os negócios é uma grande oportunidade de gerar valor para a sociedade e para os negócios. O valor, seja em sua definição ou entrega, depende do conhecimento e compreensão efetivos do contexto em que ocorre, da forma como as tecnologias serão aplicadas e das condições internas e externas que favoreçam a transformação digital[4].
[1]Albertin, A. L.; Albertin, R. M. M. (2021). Transformação Digital: Gerando Valor para o “Novo Futuro”. GVexecutivo, ISSN 1806-8979, vol. 20, n. 1, pp. 26-29, jan/mar 2021, disponível em https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/....
[2]ALBERTIN, A.; CARVALHO, M. E.; OHZEKI, M. (2023) Condições para a Transformação Digital: uma Revisão Sistemática da Literatura. In: 7th Conference on Information Systems in Latin America (ISLA 2023). USA: California, Online. August 7-11, 2023. Disponível em https://aisel.aisnet.org/isla2023/6/.
[3]Observatório de Transformação Digital: https://eaesp.fgv.br/centros/centro-tecnologia-informacao-aplicada/proje...
[4]ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. M. (forthcoming) Dimensions of Digital Transformation: a framework for strategy, analysis and evaluation. International Journal of Business Innovation and Research. DOI: 10.1504/IJBIR.2023.10057838.
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição institucional da FGV.