Livro que investiga biografia judiciária do caso Eliane é lançado

De autoria de Viviane Balbuglio, doutoranda e mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP, a obra investiga uma biografia judiciária não intencional, baseada em um estudo de caso único
法学
18 一月 2024
Livro que investiga biografia judiciária do caso Eliane é lançado

A FGV Direito SP lançou o livro Labirintos judiciários, prisionais e de vida: um estudo de caso sobre a gestão das sanções de mulheres no estado de São Paulo pela série Direito e Desenvolvimento.

De autoria de Viviane Balbuglio, doutoranda e mestre em Direito e Desenvolvimento pela escola, a obra investiga uma biografia judiciária não intencional, baseada em um estudo de caso único, o caso Eliane.

Eliane é uma mulher nascida na cidade de São Paulo no ano de 1989, mãe de oito filhos e filhas e que, entre idas e vindas, teve mais de dez anos de sua vida atravessados pelo sistema de justiça paulistano. O caso mobiliza principalmente o método da análise documental e é o ponto de partida do livro, que propõe olhar para a punição a partir da perspectiva de quem a vive. Nesses contornos, revela a formulação conceitual do “labirinto da gestão das sanções”, fazendo referência a um conjunto de componentes sancionatórios a serem considerados em contraposição aos fluxos institucionalmente estabelecidos pelas instâncias que compõem o sistema de justiça como um todo. O labirinto envolve práticas judiciárias, prisionais e de vida, revelando que a linearidade do fazer justiça é uma ficção.

A série de livros

A série Direito e Desenvolvimento é uma série de livros digitais de acesso gratuito da FGV Direito SP que publica coletâneas e obras monográficas produzidas em colaboração entre docentes e discentes do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP.

Saiba mais sobre a Série Direito e Desenvolvimento.