Mestrado da FGV em Direito da Regulação é o primeiro do país

机构
17 九月 2013

A Escola de Direito da FGV no Rio de Janeiro (DIREITO RIO) acaba de lançar o primeiro programa de Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação do país. Reconhecido e recomendado pela Capes, o curso será coordenado pelo vice-diretor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da FGV DIREITO RIO, professor Dr. Sérgio Guerra.O curso busca formar pesquisadores capazes de desenvolver trabalhos acadêmicos que possibilitem o aperfeiçoamento dos arranjos institucionais brasileiros e que contribuam para o desenvolvimento do país através de duas linhas de pesquisa: ?Instituições, Economia e Justiça? e ?Governança, Tecnologia e Sustentabilidade?. Para alcançar esse objetivo, será empregada uma perspectiva crítica das principais temáticas relacionadas ao poder estatal de intervenção regulatória e seus impactos.A decisão de investir em um Mestrado Acadêmico na área de Direito da Regulação surgiu a partir da experiência e do sucesso do curso pós-graduação lato sensu LL.M em Direito do Estado e da Regulação, oferecido pela Escola há mais de sete anos.  ?Por ser o primeiro no país, o mestrado vai fomentar o desenvolvimento de pesquisas jurídicas inovadoras, sobretudo empíricas, sobre a intervenção estatal em setores regulados?, explica o coordenador do curso.O processo seletivo consiste em três etapas eliminatórias: prova de conhecimentos específicos e prova escrita de compreensão da língua inglesa; exame do currículo, histórico escolar, cartas de recomendação e carta de candidatura, e entrevista.O curso tem duração de 24 meses, com carga horária total de 450h. O início das aulas será primeiro semestre de 2014. A seleção será anual e serão oferecidas 20 vagas.As inscrições estão abertas até 22 de novembro de 2013.Para mais informações, acesse a página do Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação.