Professor da DIREITO GV fala sobre novo ativismo estatal em Harvard

机构
29 五月 2012

Mario Schapiro, professor da DIREITO GV, participa na próxima semana do seminário anual de Direito e Desenvolvimento do IGLP (Institute for Global Law and Policy) ? que ocorrerá em Harvard, entre os dias 2 e 9 de junho.

No encontro, Schapiro apresentará o paper ?New State Activism in Brazil and the Challenge for Law, escrito em coautoria com David Trubek, professor da Universidade de Wisconsin, e Diogo Coutinho, professor da USP. A apresentação será no dia 07 de junho.

Segundo Schapiro, o artigo procura mostrar que há novo modelo de ativismo estatal no Brasil, que pode ser considerado um meio termo entre o grande intervencionismo do passado e a busca pela retirada do Estado de setores estratégicos, que ocorreu no estado neoliberal dos anos 1990. ?O artigo busca recontar não só como ocorreu esse novo ativismo e como as política públicas decorrentes deste modelo híbrido impactam na política industrial, social e na inserção do Brasil no cenário internacional, como também como o Direito possibilita a atuação deste estado, a implementação e correção de rota de políticas pública, sem que haja um domínio completo do cenário econômico?, complementa.