Alunos da Direito GV participaram de mutirão da cidadania

机构
16 六月 2011

O II Mutirão de Cidadania, organizado pela Rede Social Bela Vista em parceria com o Ministério Público Federal, contou com a participação da Clinica de Mediação e Facilitação de Diálogos da DIREITO GV, do Centro Acadêmico DIREITO GV e do MGV (Missão Graça e Vida) da FGV-EAESP.?O objetivo do II Mutirão da Bela Vista foi conscientizar as pessoas do bairro acerca de sua cidadania, ofertando-lhes explicações sobre quais são seus direitos e a quais órgãos a população deve recorrer, muitos destes órgãos presentes no local (como INSS, Defensoria Publica, Ministério Publico, Procon, dentre outros)?, explica Daniela Gabbay, professora responsável pela Clínica. O local escolhido para a realização do Mutirão foi a Escola Estadual Maria José, localizada próximo à Direito GV. Em uma mesma sala de aula, ficaram os alunos da Clínica de Mediação e da FGV, que trabalharam em conjunto: a Clínica de Mediação divulgou a mediação como solução alternativa de conflitos, através de uma cartilha que foi elaborada pelos alunos. O C.A. Direito GV esclareceu dúvidas quanto ao funcionamento da Justiça no país, através de um organograma que explicava os tribunais e suas competências, além de tirar dúvidas sobre questões que envolviam Direito de Família. O MGV esclareceu à população como fazer seu orçamento familiar, através de uma tabela que demonstrava qual era a proporção entre a renda da família e o quanto gastava, e como montar seu plano de negócios antes de iniciar uma empresa.A Clinica de Mediação e Facilitação de Diálogos elaborou como uma das atividades do semestre uma cartilha de mediação, que explica o que é a mediação, em que casos pode ser utilizada e indica um local próximo ao bairro para que as pessoas possam procurar a conciliação de seus conflitos, sem entrar com um processo no Judiciário. Os alunos utilizaram a cartilha para explicar para as pessoas a mediação e tirar eventuais dúvidas. Havia também mediadores no local para eventuais sessões que ocorressem na hora.