Palestra do embaixador Mohsen Shaterzadeh atrai críticos e curiosos do regime iraniano

机构
09 六月 2011

O Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC, organizou palestra intitulada Iran's role as a regional power, proferida pelo embaixador do Irã no Brasil. O evento foi realizado no último dia 2, na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Situado entre a Turquia e o Iraque, no Oeste, e o Afeganistão e o Paquistão, no Leste, o Irã ocupa um espaço de grande importância estratégica no cenário global. É um dos atores chave no contexto da primavera árabe, da reconstrução do Estado iraquiano, e da guerra no Afeganistão. Além disso, é um importante fornecedor de petróleo para a China e a Índia, reforçando seu papel de ponte entre o Oriente Médio e a Ásia. Qual é a perspectiva iraniana sobre os importantes eventos no Oriente Médio e na Ásia Central? E qual é o futuro das relações entre o Brasil e o Irã?Apresentado pelo professor do Centro de Relações Internacionais da FGV, Oliver Stuenkel, o embaixador Mohsen Shaterzadeh se dirigiu à plateia em farsi ? traduzido ao português por seu assessor ? por cerca de uma hora. Inicialmente, ele analisou o caráter transitório da ordem global, exaltando a redução do poder dos Estados Unidos e a ascensão de Estados do Sul. Em seguida, apresentou dados sobre cultura, política e, principalmente, economia iraniana, dando ênfase considerável à produção científico-tecnológica do país. Enfim, mostrando-se aberto e solícito, o embaixador se dispôs a responder qualquer pergunta proveniente do público. Questionado sobre temas sensíveis concernentes ao regime dos aiatolás, Mohsen Shaterzadeh tratou desde as relações do Irã com Israel até as supostas violações aos direitos humanos praticadas pelo governo do país.