FIS Microfinanças apresenta seu desafio

机构
24 三月 2011

Os vinte alunos da disciplina Formação Integrada para Sustentabilidade (FIS), da graduação da EAESP, apresentaram, no dia  22 de março, o desafio do semestre durante o kickoff, no Salão Nobre da FGV. Realizado duas vezes ao ano, o curso traz a cada edição uma temática diferente, propondo a imersão dos alunos em um projeto referência e, simultaneamente, no chamado projeto de si mesmo, que é a faceta de autoconhecimento e crescimento pessoal do FIS. O tema do projeto referência nesse semestre é Microfinanças, Microcrédito e Inclusão Social. Nesse contexto, os alunos apresentaram o seguinte desafio durante o evento de Kickoff, criar uma proposta de valor e um plano de negócios de inclusão financeira para comunidades de baixa renda. Para ilustrar a realidade que será estudada por eles na teoria e em imersões de campo, os alunos dividiram a sala em duas áreas: uma com menos lugares, bem organizados, e outra com muitas cadeiras, praticamente amontoadas. A ideia era representar fisicamente uma divisão que existe hoje no Brasil: 60% da população é considerada excluída financeira. Dividindo as duas áreas, um varal com palavras-chave para a discussão.Essa foi a premissa para que cada grupo discutisse em rodas menores, com a orientação dos alunos, o que significa pertencer a cada realidade, seus desafios e oportunidades que representam para a economia e o desenvolvimento social. Estiveram presentes no evento mais de sessenta pessoas, entre alunos, equipe do curso e pessoas que se inscreveram para participar do evento. Para acompanhar os próximos passos do FIS, acesse no site do curso os relatos semanais das aulas e atividades realizadas pelos alunos e equipe de Formação Integrada para Sustentabilidade.