Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a COVID-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional, e após 3 anos, no dia 5 de maio de 2023, a OMS declarou, o fim da ESPII referente à COVID-19.
Ainda assim, devido ao seu potencial de ameaça à saúde, a COVID-19 continua requerendo atenção e cuidados, já que continua sendo caracterizada pela OMS, desde 11 de março de 2020, como uma pandemia. Em face do cenário da COVID-19 e com vistas a reduzir as chances de disseminação da doença, bem como assegurar a proteção da vida e da saúde da Comunidade, a Fundação Getulio Vargas atuou e permanece atuando, de acordo com as orientações das autoridades governamentais e orientações das Instituições de saúde.
- Em 23 de março de 2020, com base na premente necessidade de resposta ao nível de alerta do governo nacional e local, instituímos a Quarentena na FGV restringindo as atividades presenciais de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus, mantendo apenas algumas atividades específicas e essenciais que exigiam a presença do colaborador nas dependências da instituição. Com isso, evitamos a aglomeração e circulação de mais de 9 mil alunos (graduação, mestrado e doutorado), e mais 3 mil colaboradores diretos e visitantes nas nossas dependências, e colaboramos na proteção de todas essas vidas, durante a crise sanitária mundial.
- Durante o período de Quarentena, investimos na adaptação e melhoria da infraestrutura predial e nos recursos de tecnologia de informação e comunicação para que pudéssemos continuar atuando em nossa missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional. Implementamos medidas de prevenção nos escritórios administrativos e nos espaços escolares da Instituição. Nos adaptamos e atualizamos nossas normas, procedimentos e espaços físicos conforme surgiram e foram disponibilizadas novas informações, recursos e tecnologias. As principais medidas implementadas pela FGV podem ser lidas clicando no Link do Protocolo de Saúde e Segurança da FGV, no final desta página.
- A partir de 03 de janeiro de 2022, após 1 ano e 9 meses do período de Quarentena na FGV, reabrimos as portas ao público geral com segurança. O retorno das atividades presenciais foi gradual e planejado, condicionado a conclusão do ciclo de vacinação e auto declaração de saúde, dando ciência sobre as regras estabelecidas no Protocolo de segurança e saúde da Instituição.
- As aulas presenciais foram retomadas nos cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva após considerar que havia condições para o acesso e a permanência nos campus da FGV de modo a oferecer segurança e bem-estar para o corpo discente, docente e administrativo.
- Deste momento em diante, os programas passaram a ser transmitidos ao vivo, sem perda de qualidade no atendimento ao estudante, através de aulas síncronas por meio de recursos educacionais digitais, do uso de tecnologias da informação e comunicação.
- Coube a cada escola adotar a modalidade de atuação que melhor se aplicava as necessidades do aluno e de ensino, quer seja permanecer de forma apenas remota, apenas presencial ou híbrida, com parte dos alunos em ensino remoto e outra parte em aula presencial.
- Desde o início do ano letivo de 2022, os processos seletivos de graduação e pós-graduação, vestibular FGV, concursos, exames e avaliações estão autorizados a serem executados de forma 100% presencial, a critério das Escolas/institutos/unidades e obedecido as regras estabelecidas pelo sistema de ensino ou cliente.
- No âmbito administrativo, coube a cada diretoria determinar a escala para atividade presencial. Os processos de recrutamento e seleção, como reuniões de admissão e entrevistas individuais estão acontecendo de forma online ou presencial.
- Os eventos organizados pela FGV estão ocorrendo de forma 100% presencial, podendo também ser realizados de forma virtual.
- Os webinars promovidos pela FGV acontecem, diariamente, de forma online e gratuita.
- Outros eventos fechados, como colações de grau e cerimônias boas-vindas de calouros, de encerramento de cursos, gravações e filmagens etc. estão sendo realizados na forma presencial e também podem acontecer de forma online, a critério de cada escola.
A FGV permanece atenta à pandemia no Brasil e no mundo e atuará em sintonia com as orientações dos órgãos de saúde para reduzir os riscos de transmissão e minimizar os impactos da doença em nossa sociedade.