Informações importantes

Em face da pandemia de coronavírus (COVID-19), caracterizada em 11 de março de 2020 e, ainda não revogada pela OMS, e com vistas a reduzir as chances de disseminação da doença, bem como assegurar a proteção da vida e da saúde da Comunidade, a Fundação Getulio Vargas informa que:

  • No 1° semestre de 2022, voltou a realização de aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva após considerar que há condições sanitárias para o acesso e a permanência nas escolas de modo a oferecer segurança e bem-estar a todos os alunos nos municípios onde estão localizados os campus da FGV. A retomada das atividades escolares observa as regulamentações das autoridades sanitárias e as regras estabelecidas no protocolo de segurança e saúde da instituição;
     
  • Os programas permanecem sendo transmitidos, ao vivo, sem perda de qualidade no atendimento ao estudante, através de aulas síncronas por meio de recursos educacionais digitais, do uso de tecnologias da informação e comunicação. Entretanto, já podem ser desenvolvidas atividades ou encontros presenciais;
     
  • A FGV permanece atenta à evolução da cobertura vacinal, contenção da pandemia no Brasil e, a retomada de 100% de suas atividades presenciais ou ampliação da capacidade de recebimento de alunos, deverá ser feita de forma cautelosa, gradual e segura, de forma a minimizar quaisquer riscos de contaminação e disseminação da doença;
     
  • Essas orientações podem ser revisadas em curto espaço de tempo, conforme o comportamento da pandemia à situação sanitária no momento atual, evolução da cobertura vacinal e as recomendações das autoridades governamentais e sanitárias;
     
  • O corpo administrativo de cada Escola e Unidade da FGV permanece à disposição para o esclarecimento de dúvidas específicas que possam surgir nesse momento, inclusive sobre a reorganização do calendário escolar do ano letivo afetado pela pandemia, conteúdo e carga horária
    das atividades pedagógicas.

Perguntas Frequentes

1. A FGV está aberta?

Sim. A FGV reabriu as portas ao público geral com vacinação completa, em 03 de janeiro de 2022, após mais de 1 ano e 9 meses do período de quarentena de suas atividades presenciais, instituído em 22 de março de 2020, excepcionalmente e temporariamente, que visava restringir a aglomeração e circulação de pessoas, a fim de evitar ou reduzir a possibilidade de contágio ou a propagação do coronavírus, bem como zelar pela saúde e segurança de todos.

2. Funcionários e prestadores de serviços poderão acessar a FGV?

Sim. Desde o dia 03/01/2022, foi permitido o retorno gradual e planejado das Unidades e Escolas, condicionado a vacinação completa e auto declaração de saúde. Aqueles que frequentarem à FGV deverão observar as regulamentações sanitárias específicas e cumprir na íntegra o Protocolo Sanitário elaborado e divulgado amplamente pela Instituição. 
O acesso às dependências da FGV, no caso de funcionários, voltam as regras anteriores a pandemia, sem que o revezamento/rodízio contemplado, tenha que tramitar na Diretoria de Recursos Humanos.

3. Poderei acessar a Biblioteca da FGV e salas de estudos?

Os salões de leitura das bibliotecas estão liberados, porém inúmeras bases de dados e periódicos estão disponíveis on-line. Caso não tenha acesso remoto ao que precisa, entre em contato com a coordenação do curso ou através do e-mail bib@fgv.br.

No momento, não há impedimento para o aluno retirar/devolver livros e utilizar os espaços da Biblioteca, desde que respeitadas às orientações contidas nos Protocolos e a capacidade física e de atendimento ao público.

Recomendamos que o acesso ao acervo físico da Biblioteca seja feito mediante agendamento online prévio e reserva dos títulos para empréstimo.

As salas de estudos estarão disponíveis e a forma de uso será definida por cada Escola, observadas às orientações contidas nos Protocolos e a capacidade física e de atendimento ao público.

4. A Secretaria Escolar está aberta?

Sim, porém as formas de contato que cada Escola e Unidade disponibilizam, via e-mail e telefone, assim como seus serviços online, continuam funcionando normalmente.

5. Até quando as aulas presenciais estarão suspensas?

As Escolas retomaram as atividades presenciais no 1° semestre de 2022, adotando-se o ensino presencial, e híbrido, com parte dos alunos em ensino remoto e outra parte em aula presencial, observadas as diretrizes das autoridades sanitárias, as regras estabelecidas pelo respectivo sistema de ensino e o protocolo da instituição. Seguimos acompanhando permanentemente o contexto da transmissão da COVID-19 no Brasil e novas informações serão divulgadas através de cada área, via site ou comunicado por e-mail.

6. Como se dará a retomada das atividades presenciais?

A FGV criou uma comissão para definição dos Protocolos e um plano de retomada institucional que se dará de forma gradual e segura, assim que as atividades presenciais forem autorizadas.  
Para conhecer as orientações e medidas necessárias para prevenção da transmissão da COVID-19 nos estabelecimentos da FGV, clique aqui.

7. Como estão sendo feitos os processos seletivos?

Os processos seletivos de graduação e pós-graduação, vestibular FGV, ENEM, etc estão autorizados a serem executados de forma 100% presencial desde o início do ano letivo de 2022. Poderão, a critério das Escolas e se estiver obedecido as regras estabelecidas pelo sistema de ensino, ser desenvolvidas atividades de forma virtual (prova online), por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação -TIC, de acordo com os calendários de cada Escola/Unidade. Para mais informações, é necessário verificar nos sites de cada área da FGV.

Os processos de recrutamento e seleção, como reuniões de admissão e entrevistas individuais estão acontecendo de forma online e 100% presencial. A entrevista pessoal ou em grupos observará as diretrizes das autoridades sanitárias e as regras estabelecidas no protocolo da instituição.

8. Como os eventos estão acontecendo?

A FGV está realizando eventos virtuais com o intuito de manter e fortalecer a troca de conhecimento com o público em geral. Os webinars promovidos pela FGV acontecem, diariamente, de forma online e gratuita. Para conferir a programação, clique aqui

Além dos webinars, os eventos fechados, como colações de grau e cerimônias de encerramento de cursos, também estão acontecendo de forma online. Evento híbrido no Centro Cultural, como cerimônia de boas-vindas de calouros de cursos, gravação/filmagem, poderá ocorrer, desde que previamente analisado e aprovado pela instituição.

Os organizadores poderão desenvolver eventos 100% presenciais observada as diretrizes das autoridades sanitárias e as regras estabelecidas no protocolo da instituição.

9. Como as atividades extracurriculares estão sendo feitas?

As atividades extracurriculares conduzidas pelas Escolas poderão ser feitas presencialmente. Será necessário apresentar o comprovante de vacinação para frequentar os locais do evento.

10. Está permitido o acesso de visitantes?

Sim. Para ingressar às instalações, os visitantes deverão apresentar à equipe da recepção o comprovante de vacinação e terão acesso permitido desde que estejam com vacinação completa, de acordo com o esquema vacinal recomendado pela autoridade de saúde.

11. A FGV exige a apresentação da carteira de vacinação de alunos, funcionários e docentes para acesso e permanências em suas dependências?

Sim, visando a proteção à vida e à saúde coletiva e de acordo com o artigo 3º, inciso III, alínea “d” da Lei nº 13.979/2020 e os art. 5º, 6º, 196 da Constituição Federal.

12. A FGV poderá impedir que pessoas que não tenham completado o ciclo vacinal contra Covid-19 frequentem as atividades presenciais e seus estabelecimentos?

Sim. No caso de funcionários, o crachá poderá ser bloqueado. O comprovante de vacinação poderá ser exigido no controle de entrada e de circulação de pessoas.

O colaborador que não estiver completamente imunizado, não pode decidir voluntariamente pelo trabalho presencial.

13. Colaboradores e alunos, que estejam com ciclo vacinal completo, mas possuem comorbidade para complicações da Covid-19, podem executar atividades presenciais?

As pessoas com comorbidades listadas no Plano Nacional de Imunização-PNI, prioritárias para a vacinação contra a COVID-19, e uma vez que já tenham sido vacinadas, não estão dispensadas da atividade presencial, mas recomendamos que permaneçam em atividade remota, as grávidas, colaboradores, professores e alunos com comorbidades e que se enquadrem no grupo de risco para Covi-19. Pedimos que eventuais atestados médicos, emitidos nos termos da Resolução CFM nº 1.658/2002, e que especifiquem a necessidade de afastamento das atividades presenciais de discentes, docentes e colaboradores que tenham completado o ciclo vacinal, deverão ser encaminhadas pelo mesmo para o e-mail AmbMedico@fgv.br (SP) ou ambulatoriorj@fgv.br (RJ e demais localidades), do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT/FGV.

14. O que fazer caso o colaborador ou aluno tenha perdido o comprovante de vacinação?

É possível obter o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, gratuitamente, por meio da plataforma do Conecte SUS.

15. A FGV exige o uso de máscara de proteção facial em suas instalações?

Não.  O uso de máscaras é facultativo na FGV, desde o dia 22/08/2022. Entretanto, recomendamos como medida de proteção adicional à vacinação, o uso deste dispositivo para pessoas que se enquadrem no grupo de risco de Covid-19, como pessoas com 60 anos ou mais, as que apresentem comorbidades, gestantes, em razão do vírus e suas variantes permanecerem circulando e do status de pandemia de Covid-19 ainda não ter sido revogado pela OMS.

16. Posso frequentar a FGV se estiver com sintomas da Covid-19?

Não.  Caso você apresente sintomas compatíveis à covid-19, não compareça aos locais de trabalho ou escola e procure orientação médica. Permaneça em casa, realizando as atividades remotas, até cumprir o período de isolamento. Os colaboradores e alunos que tiverem diagnóstico confirmado para Covid-19, deverão enviar por e-mail, o resultado do exame para avaliação, orientação e acompanhamento adequado pelo serviço médico da FGV e só poderão retornar presencialmente depois de cumprir o período de isolamento.
Com um resultado de teste negativo coletado do 5º dia, contados a partir do dia seguinte ao do início dos sintomas e/ou ao diagnóstico laboratorial/coleta do teste no caso assintomático, o colaborador ou aluno poderá retornar antes do 7º dia, a critério clínico.


Contatos:
Ambulatório Médico SP: AmbMedico@fgv.br
Ambulatório Médico RJ e demais localidades: ambulatoriorj@fgv.br

17. Posso frequentar a FGV se eu tiver contato próximo com pessoa diagnosticada com a Covid-19?

Se após o contato próximo, você estiver assintomático e com vacinação completa, de acordo com o esquema vacinal recomendado pela autoridade de saúde, poderá frequentar a FGV.
Se após o contato próximo, você apresentar sintomas gripais ou falta de ar (dificuldade de respirar), conforme definição da autoridade de saúde, não poderá frequentar a FGV.

18. Se eu fizer um AUTOTESTE para Covid-19 e tiver um resultado negativo, posso frequentar a FGV?

O resultado do autoteste não é válido para retorno as atividades presenciais.
Para efeito de diagnóstico de exame para Covid-19, somente será aceita a apresentação de teste laboratorial (RT-PCR ou RT-LAMP) ou de antígeno. Não será aceito autoteste. O autoteste não define um diagnóstico, o qual deve ser realizado por serviço ou profissional de saúde. Seu caráter é orientativo (triagem), ou seja, não se trata de um atestado médico. 
Portanto, é recomendado que se busque atendimento em um serviço de saúde para confirmação do diagnóstico e assim, receber orientações e para o acompanhamento médico, se necessário.

Contribuindo para um esforço global

Conheça o trabalho feito pela OCDE, em parceria com a FGV, para o combate à COVID-19:

https://portal.fgv.br/fgv-europe-coronavirus

http://oecd.org/coronavirus/pt/

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.