Curso da FGV Direito Rio para jornalistas recebeu os principais veículos de imprensa do país

Foram apresentados os principais conceitos e noções da área, ao lado da proposição de discussões de temas relevantes e atuais no contexto das eleições.
Law
23 June 2022
Curso da FGV Direito Rio para jornalistas recebeu os principais veículos de imprensa do país

Capacitar os profissionais da imprensa em temas jurídicos da atualidade, como as eleições gerais marcadas para outubro, foi o foco do curso para jornalistas, promovido pela Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio). Aberto a profissionais de todo o Brasil, o programa contou com quase 30 jornalistas dos principais veículos de imprensa do país (Folha de S.Paulo, O Globo, Estadão, TV Globo, Globo News, entre outros). 

Aos jornalistas, foram apresentados os principais conceitos e noções da área, ao lado da proposição de discussões de temas relevantes e atuais no contexto das eleições, como: Legislação Eleitoral; Fake News; Campanhas nas redes sociais; Lei da Ficha Limpa; Operação Lava-Jato; Inclusão de mulheres, negros e população LGBTQIA+ na política, entre outros assuntos. 

Thiago Bottino, professor e coordenador de graduação da FGV Direito Rio, abordou a Lei da Ficha Limpa. Já, Silvana Batini, especialista em Direito Eleitoral, falou sobre como funcionarão as normas das eleições neste ano: a questão da transparência do voto eletrônico e a sinalização de relutância de alguns grupos políticos em aceitar os resultados. 

Já Ligia Fabris, professora e coordenadora do Programa de Diversidade e Inclusão da Escola, dissertou sobre a participação feminina e de minorias nas eleições, explicando como ficam as cotas e como os partidos estão se comportando sobre essa questão. A especialista também falou sobre as perspectivas de crescimento das mulheres, pessoas LGBTQIA+ e negros nos parlamentos e nos segmentos do Executivo, bem como os principais problemas enfrentados por esses grupos atualmente. 

O debate final ficou a cargo de Luca Belli, professor e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS), cujo conteúdo focou na situação futura da regulamentação das redes sociais no contexto eleitoral. Além disso, tratou do impacto das Fake News no pleito, indicando qual a punição para quem fizer, como identificar e a quem recorrer. 

Para o diretor da FGV Direito Rio, professor Sérgio Guerra, a iniciativa faz parte do programa de disseminação do conhecimento da Escola e leva em consideração o papel importante desempenhado pela imprensa num Estado democrático, tão necessário nos dias atuais. Essa é décima edição do curso, até hoje já participaram mais de 450 jornalistas.      

Our website collects information from your device and your browsing and uses technologies such as cookies to store it and enable features, including: improve the technical functioning of the pages, measure the website's audience and offer relevant products and services through personalized ads. For more information about this Portal, access our Cookie Notice and our Privacy Notice.